InternetData CenterAssinante

Governador Moisés muda seu jeito de lidar com o governo e precisa aprender a engolir sapos

De repente, o governador montou num porco ensaboado e precisou cavalgar sem cair
Governador Moisés muda seu jeito de lidar com o governo e precisa aprender a engolir sapos
Por Aderbal Machado Em 20/12/2020 às 10:19

Governador Carlos Moisés adotou novo jeito de lidar com o governo: fazendo política em tempo integral. Cuida de manifestar-se sobre todos os eventos do Estado, viaja às regiões, expressa sua opinião a todo momento. Ocupando espaços antes desprezados e, parece, sob aconselhamentos um bocado mais sensatos, exatamente para ter este desempenho, jejuno que é em política.

O momento é ruim para todos, não só para ele, ante os conflitos naturais de uma pandemia, geradora de dúvidas e muitas medidas conflitantes e múltiplas, umas embasadas, outras nem tanto. Pegou carona num porco ensaboado e terá que cavalgar.

Uma das ações mais visíveis de mudança de comportamento é a relação com a Assembleia, depois da trepidante instância do impeachment - e outro ainda está adiante, mas já se pode antecipar sua inviabilidade, à vista do que está nos autos, como o parecer da apuração da Polícia Federal, isentando Moisés de participação no caso dos respiradores.

Resumidamente: para chegar a este estágio, cedeu terreno em relação às pregações de campanha que o levaram à vitória e às expectativas de seu governo: combater a velha política. Na fase pré-impeachment, em relação à velha política, demonstrou não fazer nem uma coisa e nem outra: nem combateu e nem se acumpliciou. Digamos que inventou uma fórmula hídrida e incompetente de politicar e governar. Deveu muito disso a assessores despreparados, é verdade, mas não elimina sua culpa.

A sua mudança parece ser mais palatável a quem analisa o seu comportamento atual. Entrou no ritmo. Se isto renderá algo mais em termos de convencimento da população, é o que se terá que ver lá adiante.

Ao final, no entanto, já se sabe: se quiser sobreviver política e eleitoralmente, terá que comer na mesa dos velhos líderes e aprender a engolir sapo.