InternetData CenterAssinante

Bolsonaro está por cima, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. E daí?

Definição definitiva: pesquisas políticas, ou se acredita em todas ou em nenhuma
Bolsonaro está por cima, segundo pesquisa do Instituto Datafolha. E daí?
Por Aderbal Machado Em 14/08/2020 às 09:32

O presidente Jair Bolsonaro tem a melhor avaliação desde o início do mandato em nova pesquisa do Datafolha. Segundo o levantamento, 37% dos brasileiros consideram o governo ótimo ou bom; na sondagem anterior, em junho, esse índice era de 32%.

Já a rejeição voltou aos índices dos primeiros meses de mandato em torno 30%. Para 34% dos entrevistados, o governo Bolsonaro é ruim ou péssimo; em junho essa era a avaliação de 44%.

Pois é. Por mim, continuo na mesma balada de sempre, a propósito de pesquisas (qualquer pesquisa de preferência política e/ou eleitoral): ou se acredita em todas ou não se acredita em nenhuma.

Ficar aplaudindo as boas para o seu lado e criticando as ruins é da natureza de paspalhos.

Pesquisa é uma metodologia científica aceita, mas as manipulações e os eventuais erros de avaliação também são possíveis. As eleições todas, com ênfase para a de 2018, comprovam isto com fartura pandêmica. Nem precisa remontar aos fatos históricos, pois é caso recentíssimo.

Bolsonaristas aplaudem, mas rejeitam quando o mesmo Datafolha mostra resultados a eles desagradáveis.

Esquerdistas agem do mesmo modo, em relação às suas visões do mundo político/eleitoral. Só vale o que lhes serve aos interesses temáticos ou verborragia ideológica.

Bolsonaristas exacerbados e esquerdistas radicais não se diferem em nada, neste e noutros aspectos.

Há um ponto, porém: pesquisas podem influenciar a opinião pública, em função dos seus resultados, falsos ou não, manipulados ou não, errados ou não. Até onde chega este poder de influência é a questão. Como disse, nas últimas eleições não funcionaram esses predicados de influência, até pelo contrário. Pifaram feio. A saber se essas condições perdurarão e por quanto tempo.

E outra coisa, finalmente: a acreditar na pesquisa, o bombardeio de opositores e imprensa mainstream contra o presidente e o governo não está dando resultado nenhum. Zero. Ou, em definitivo, é um desastroso tiro de bazuca no próprio pé.

(Com informaçõe da Bandnews)

Leia mais sobre: