InternetData CenterAssinante

Coral de surdos encanta passageiros no Terminal Central

Alunos apresentaram diversas canções através da linguagem de sinais
Coral de surdos encanta passageiros no Terminal Central
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 29/11/2017 às 15:06

O projeto Vozes em Canto da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e empresas associadas apresentaram nesta quarta-feira, dia 29, o Coral de Surdos do Colégio São Cristovão.  Através da linguagem de sinais os alunos cativaram o público presente com diversas canções, no Terminal Central. A escola tem Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez desde 2004. Já o coral iniciou as atividades no ano seguinte.

Os estudantes ensaiam semanalmente para as apresentações. “Escolhemos a letra, a professora trabalha com eles, em sala de aula, para compreenderem a canção. Ensaiam bastante para que possam sentir, realmente, a emoção”, conta Maria Selma da Costa da Silva, intérprete de libras e regente do coral. A profissional também comentou sobre a evolução da linguagem de sinais. “Há pouco tempo o surdo não era de fato incluído, hoje, através dos intérpretes eles conseguem entender, o que acaba gerando mais interesse até nas aulas”, complementa.

Ao final da apresentação os alunos homenagearam a professora bilíngue de libras Anivalde Dassoler de Freitas, que irá se aposentar. Após ser aprovada num concurso do Estado em 2003, a profissional começou a trabalhar com educação especial. “No começo foi bem difícil, desafiador mas através de cursos e dessa troca, ensinando e aprendendo, deu tudo certo”, explica a professora. “Me aposento com a certeza de que meu papel como educadora foi cumprido”, conclui.

 Colaboração: Clara Fernandes / Novo Texto