Música

Criciúma

Coral de surdos encanta passageiros no Terminal Central

Alunos apresentaram diversas canções através da linguagem de sinais

29
NOV
2017
| 15h06
15h06
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

O projeto Vozes em Canto da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU) e empresas associadas apresentaram nesta quarta-feira, dia 29, o Coral de Surdos do Colégio São Cristovão.  Através da linguagem de sinais os alunos cativaram o público presente com diversas canções, no Terminal Central. A escola tem Atendimento Educacional Especializado (AEE) para pessoas com surdez desde 2004. Já o coral iniciou as atividades no ano seguinte.

Os estudantes ensaiam semanalmente para as apresentações. “Escolhemos a letra, a professora trabalha com eles, em sala de aula, para compreenderem a canção. Ensaiam bastante para que possam sentir, realmente, a emoção”, conta Maria Selma da Costa da Silva, intérprete de libras e regente do coral. A profissional também comentou sobre a evolução da linguagem de sinais. “Há pouco tempo o surdo não era de fato incluído, hoje, através dos intérpretes eles conseguem entender, o que acaba gerando mais interesse até nas aulas”, complementa.

Ao final da apresentação os alunos homenagearam a professora bilíngue de libras Anivalde Dassoler de Freitas, que irá se aposentar. Após ser aprovada num concurso do Estado em 2003, a profissional começou a trabalhar com educação especial. “No começo foi bem difícil, desafiador mas através de cursos e dessa troca, ensinando e aprendendo, deu tudo certo”, explica a professora. “Me aposento com a certeza de que meu papel como educadora foi cumprido”, conclui.

 Colaboração: Clara Fernandes / Novo Texto

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Doar esmola prejudica quem a recebe'É a primeira vez que assumo uma fria dessa', brinca Celito CardosoVÍDEO: Baixa Terapia comemora sucesso de vendas e anuncia sessão extraEmoção marca evento da Casa GuidoEstudantes do IFSC Criciúma se preparam para competição no CanadáEleições para a Câmara Mirim iniciam a todo vapor