InternetData CenterAssinante

Obesidade em cães e gatos é um problema sério! Saiba como evitar

Má alimentação e sedentarismo são os principais causadores de peso excessivo nos pets
Por Dr Samuel Machado Em 26/08/2019 às 18:26

Assim como nós, os animais também sofrem com a obesidade e, normalmente, ela está relacionada a uma rotina sedentária aliada à alimentação errada oferecida pelos tutores.

É muito importante oferecer sempre a ração indicada para o perfil do seu pet, pois cada uma é formulada para nutrir o cão ou gato de forma diferente, de acordo com necessidades específicas.

Existem rações desenvolvidas para pets de raças pequenas, médias e grandes; as indicadas para animais que gastam mais energia ao longo do dia e também para os que são sedentários; as rações para pets que tem problemas de diabetes e as fórmulas específicas para os que já estão acima do peso, por exemplo.

Outro fator de impacto na alimentação do pet é a ingestão de guloseimas “humanas” ao longo do dia. Pães, bolachas e alimentos do tipo prejudicam bastante o equilíbrio nutricional na dieta do pet. Para dar aquele “agradinho” ao longo do dia, opte por petiscos feitos especialmente para os cães e gatos, respeitando sempre a quantidade diária indicada no verso de cada embalagem.

A maneira mais correta de avaliar se o pet está acima do peso ou não, é levá-lo para uma consulta com o veterinário, pois somente ele estará capacitado para avaliar devidamente o score corporal e indicar a melhor dieta para o seu amigão.

Por que a obesidade em pets é tão perigosa?

Em média, 30% dos animais de estimação estão com o score corporal acima do ideal. Isso pode levar rapidamente ao declínio da saúde com o surgimento de problemas articulares, cardíacos, colesterol alto e triglicérides alterados, entre outros.

Nos dias mais quentes a atenção dos tutores deve ser redobrada, pois os pets obesos podem ter dificuldade para respirar e fazer a troca de calor entre o corpo e o ambiente de forma apropriada, podendo inclusive chegar ao óbito em casos mais graves. Se você perceber que seu pet está com a respiração muito alterada em um dia quente, procure atendimento veterinário assim que possível!

Como evitar a obesidade nos pets?

Brinque mais com seu cão ou gato, estimule ele a fazer exercícios físicos durante as brincadeiras! Isso com certeza vai ajudá-lo a ter uma vida mais saudável. Animais que moram em apartamento precisam de um cuidado ainda maior, pois possuem mais tendência ao sedentarismo.

Para os cães, corridas e caminhadas no início da manhã e no final da tarde são sempre uma boa opção. Para os gatinhos, procure por atividades que estimulem o instinto de caça, com brinquedos que façam eles se movimentar bastante pelo ambiente.

Mantendo uma alimentação balanceada, atividades físicas diárias e o acompanhamento periódico de um médico veterinário o seu amigão de quatro patas estará muito mais saudável para viver muitos e muitos anos ao seu lado!

***

Edição e colaboração Carol Grechi