InternetData CenterAssinante

Cães e gatos tem dor de dente?

Saiba como identificar e prevenir os principais problemas odontológicos em cães e gatos!
Por Dr Samuel Machado Em 02/08/2019 às 17:04

SIM. O mau hálito não é o pior dos problemas que podem surgir na boca de um pet. Animais também tem dor de dente e sofrem com isso durante muito tempo se o tutor não estiver atento aos sinais.

Então como identificar a dor de dente em nossos pets?

É preciso reparar se ele tenta mastigar a ração sempre de um lado só da boca, evitando o lado onde provavelmente está doendo. Também notar se há sangramentos, dentes escuros e fraturados, nódulos ou inchaços. Outra dica é perceber se há acúmulo de placas de cálculos (conhecidas comumente como tártaro) que podem causar regressão de gengiva e reabsorção óssea.

E como prevenir esses problemas?

A primeira coisa que podemos fazer é uma boa escovação diária nos dentinhos do pet ou no máximo a cada 2 dias, sempre usando dedeiras, escovinhas e pasta dental própria para animais.

A alimentação também deve ser sempre respeitada com petiscos próprios para cada espécie (cão ou gato), evitando o oferecimento de comidas humanas, mesmo que em pouca quantidade.

Também é muito importante observar se vai acontecer a troca total dos dentes de leite até os 8 meses de vida do animal, pois os dentes que não caírem normalmente podem precisar de extração cirúrgica para evitar problemas futuros.

O veterinário é a pessoa ideal para avaliar cada caso e decidir qual o melhor procedimento a ser feito. Na maioria dos casos, a profilaxia, ou limpeza dos dentes, é a melhor opção para resolver um problema existente e iniciar um acompanhamento odontológico de forma periódica.

***

Edição e colaboração Carol Grechi