Mulher

Saúde

Gravidez de múltiplos: o que vem por aí?

Cansaço, fadiga e enjoos são mais severos do que o normal

11
FEV
2018
| 11h36
11h36
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Descobrir uma gravidez de múltiplos é uma alegria e um susto ao mesmo tempo. Uma série de porquês e senões aparecem como turbilhão na cabeça dos pais que esperam a chegada de mais de um filho ao mesmo tempo. Alguns cuidados devem ser tomados para que o período gestacional ocorra de maneira tranquila, sem sobressaltos. O ginecologista e obstetra Élvio Floresti Júnior dá algumas dicas para as mamães.

É comum que à medida em que os gêmeos se desenvolvam, o cansaço apareça. "A quantidade de hormônios em barrigas de múltiplos é maior e, por esse motivo, as reações são mais acerbadas. Fadiga extrema é muito comum, por isso, escutar o corpo e reservar um tempo para repor as energias é fundamental", explica o médico. Os enjoos matinais também aparecem muito forte. "É importante lembrar que fazer refeições regulares e saudáveis é um dos requisitos para uma gravidez tranquila e com as náuseas intensas. As grávidas acabam pulando essa regra. Isso não pode acontecer", argumenta.

As visitas de acompanhamento pré-natal também são menos espaçadas. As mães de gêmeos precisam ficar atentas a doenças como pré-eclâmpsia, pressão alta, diabetes gestacional e o obstetra também fica mais atento a situação do colo uterino. "Os ultrassons para medir o comprimento do colo do útero são essenciais para prevenir o parto prematuro", ressalta o médico.

As mexidinhas  também aparecem bem mais cedo. "Entre a 18ª e 20ª semana de gestação começam os chutes e movimentos do bebê. Com os múltiplos, calculamos que esse início ocorra cerca de duas semanas antes", conclui Floresti. Apesar de ser considerada uma gestação de risco, o pré-natal do gemelar na grande maioria das vezes, se bem acompanhado, tem um desfecho muito bom.

Leia mais sobre: mulher, saude, gravidez
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Missão Cumprida ..Aposentadoria de Cláudio Gomes Nações Shopping vai exibir a final da UEFA no cinemaCriciúma tem manifestações espalhadas pela avenida CentenárioPROCURA-SEHorários de ônibus são alterados para prolongar atendimento à populaçãoManifestantes trancam Avenida Centenário, em Criciúma