InternetData CenterAssinante

Lançada a 20ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo

Entidade também anunciou açõe para valorizar o carvão mineral
Lançada a 20ª edição do Prêmio Acic de Jornalismo
Foto: Lucas Renan Domingos/Portal Engeplus
Por Lucas Renan Domingos Em 30/09/2021 às 20:09

O Prêmio Acic de Jornalismo chega a sua 20ª edição em 2021. A ação, que tem como propósito promover histórias positivas da região e valorizar os profissionais da imprensa, foi lançada na tarde desta quinta-feira, dia 30, na Associação Empresarial de Criciúma (Acic). Neste ano, a categoria especial do prêmio destacará a importância do carvão mineral para a região Sul.

As reportagens poderão ser inscritas até o dia 28 de outubro nas categorias rádio, televisão, jornal impresso, webjornalismo, fotografia, trabalho acadêmico, reportagem geral (que aceitará também pautas negativas), além da categoria especial que neste ano celebrará os 20 anos do prêmio e terá como tema “Energia Termelétrica para o Desenvolvimento”, como foco no carvão mineral.

O Prêmio Acic de Jornalismo foi criado pela Acic em 2000, durante a presidência do empresário Diomício Vidal, com o objetivo de aproximar-se da imprensa, incentivando reportagens positivas sobre o meio empresarial. “A imprensa trabalha nos bastidores e muitas vezes não damos o devido valor para o trabalho que é desenvolvido por esta categoria. Estamos há duas décadas dando a oportunidade dos jornalistas apresentarem seus trabalhos e serem premiados para isso, principalmente abordando pautas positivas sobre nossa economia, cidades, comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do Sul de Santa Catarina”, ressaltou o presidente da Acic, Moacir Dagostin.

Valorização do carvão mineral

Além da categoria especial no Prêmio Acic de Jornalismo, a Acic lançou nesta quinta-feira uma nova ação para valorizar o carvão mineral. O tema da campanha foi “Carvão mineral, para um presente seguro e um futuro sustentável”. A proposta é movimentar entidades para valorizar a indústria carbonífera e a geração de energia proveniente dela.

“A produção e transmissão de energia elétrica por meio de carvão mineral, representa segurança energética e um forte impacto sócioeconômico. O movimento cumprirá o papel de mostrar para a população de que o carvão mineral é uma energia segura, essencial, necessária e tecnológica. O setor já contribui e tem muito a contribuir com o desenvolvimento da Região Sul”, disse Dagostin.

Valcir Zanette, vice-presidente da Acic e presidente do Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), reforçou o papel da imprensa na contribuição do setor. “O jornalismo é uma categoria que tem todo o conhecido e condições de mudar o destino de uma região. O desenvolvimento conta com a contribuição de empresários, da sociedade e da imprensa. São 20 anos que o Prêmio Acic de Jornalismo realiza seu objetivo de incentivar, apoiar e chamar para os acontecimentos positivos”, completou.

A participação no prêmio é gratuita e exclusiva aos profissionais de imprensa regularmente registrados em sua categoria profissional e aos estudantes de comunicação. O regulamento completo pode ser lido no sitewww.acicri.com.br/jornalismo.