Memória

Capivari de Baixo

Restaurada, máquina a vapor vira atração turística

Maria Fumaça está exposta na Praça FTC, no bairro Santo André

18
JAN
2018
| 12h13
12h13
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Uma máquina de combustão à lenha, de fabricação inglesa, construída em 1871, foi restaurada pela Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e virou atração turística. O equipamento pertence ao município de Capivari de Baixo, que solicitou os reparos à Concessionária.

Antes, o equipamento estava exposto nas proximidades da Secretaria de Obras de Capivari de Baixo, próximo ao Paço Municipal. Agora, está instalada em outro ponto, na Praça FTC, no bairro Santo André, ao lado da Avenida Nações Unidas, em frente ao lago da Engie Brasil Energia.

Além da restauração, o orçamento prevê a construção de uma estrutura para proteção do monumento. “Equipamentos como a Maria Fumaça, relembram atos históricos, nos mostram a evolução da tecnologia e nos aproximam do futuro”, destaca o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz.

Muitas pessoas param para observar e fazer foto junto a Maria Fumaça, ou até se interessam pela história do município e os caminhos da estrada de ferro.

Colaboração: Daniela Goulart / Plantão Assessoria

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
PROCURA-SEHorários de ônibus são alterados para prolongar atendimento à populaçãoManifestantes trancam Avenida Centenário, em CriciúmaPara economista, redução de impostos pode alavancar Reforma da Previdência Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento