navegue nos blocos da capa

Memória

Craque

Os 71 anos de Valdomiro Vaz Franco

Criciumense brilhou no Internacional e na Seleção Brasileira

17
FEV
2017
| 13h55
13h55
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Aos 14 anos, ele era engraxate. Aos 17, ajudava os pais, seu Pedro e dona Constância, na lavoura. Aos 18, foi trabalhar na mina. Ali, começou a jogar no São Marcos, o time dos mineiros daquela região. Chamou a atenção dos olheiros do Comerciário. Resultado: assim nascia para a bola Valdomiro Vaz Franco, que ganhou o Brasil com o Internacional e brilhou na Copa do Mundo de 1974 com a Seleção. Hoje, faz 71 anos que ele nasceu em Criciúma.

Integrou o elenco do Comerciário campeão catarinense de 1968, ficando entre os artilheiros do Estadual. Em seguida, transferiu-se para o Inter. Consagrou-se no clube gaúcho sendo tricampeão brasileiro. 

No Mundial, convocado pelo técnico Zagallo, fez um gol decisivo contra o Zaire, o terceiro dos 3 a 0 que classificou à segunda fase na competição na Alemanha Ocidental. O Brasil, com Valdomiro no ataque, terminou aquela Copa em Foi jogar na Colômbia em 1980, retornando dois anos depois a Porto Alegre para encerrar a carreira no futebol e iniciar uma nova jornada: na política. Foi vereador e deputado estadual no Rio Grande do Sul.

Voltou para Criciúma, onde montou um centro de treinamento. Recentemente, o ex-jogador anunciou a venda para uma construtora da área onde funcionava seu CT e um memorial inaugurado em 2009. Ele é vinculado ao Internacional, remunerado para exercer a função de representante do clube em diversos eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Tigre decepciona galera carvoeiraSemana de Ciência e Tecnologia promove o 2º Workshop de ArqueologiaFim de tarde de engavetamentos em CriciúmaEstudantes recebem certificados do projeto Turminha do FuturoProfissionais reforçam atrações na ExpoMaisAcic recebe quase 600 estudantes para a 2ª etapa do Prêmio de Matemática