navegue nos blocos da capa

Memória

Craque

Os 71 anos de Valdomiro Vaz Franco

Criciumense brilhou no Internacional e na Seleção Brasileira

17
FEV
2017
| 13h55
13h55
Denis Luciano
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

Aos 14 anos, ele era engraxate. Aos 17, ajudava os pais, seu Pedro e dona Constância, na lavoura. Aos 18, foi trabalhar na mina. Ali, começou a jogar no São Marcos, o time dos mineiros daquela região. Chamou a atenção dos olheiros do Comerciário. Resultado: assim nascia para a bola Valdomiro Vaz Franco, que ganhou o Brasil com o Internacional e brilhou na Copa do Mundo de 1974 com a Seleção. Hoje, faz 71 anos que ele nasceu em Criciúma.

Integrou o elenco do Comerciário campeão catarinense de 1968, ficando entre os artilheiros do Estadual. Em seguida, transferiu-se para o Inter. Consagrou-se no clube gaúcho sendo tricampeão brasileiro. 

No Mundial, convocado pelo técnico Zagallo, fez um gol decisivo contra o Zaire, o terceiro dos 3 a 0 que classificou à segunda fase na competição na Alemanha Ocidental. O Brasil, com Valdomiro no ataque, terminou aquela Copa em Foi jogar na Colômbia em 1980, retornando dois anos depois a Porto Alegre para encerrar a carreira no futebol e iniciar uma nova jornada: na política. Foi vereador e deputado estadual no Rio Grande do Sul.

Voltou para Criciúma, onde montou um centro de treinamento. Recentemente, o ex-jogador anunciou a venda para uma construtora da área onde funcionava seu CT e um memorial inaugurado em 2009. Ele é vinculado ao Internacional, remunerado para exercer a função de representante do clube em diversos eventos no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Leia mais sobre:
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Câmara x Prefeitura: É paz e amor ou não é?Impressões em 60 minutos - Hyundai Creta Prestige – 2017Um paraíso chamado Farol da SolidãoA promessa de um adversário complicadoFormaturas neste dia 20/02Mais de dois mil enfrentam o calor para ver o Tigre