InternetData CenterAssinante

Aluno de Engenharia Química fará estágio na Suíça

João Marcos Monteiro realizará pesquisas no EMPA
Aluno de Engenharia Química fará estágio na Suíça
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 28/08/2016 às 17:48

O aluno do curso de Engenharia Química da Unisul Tubarão, João Marcos Monteiro, foi selecionado por entrevista para realizar um estágio com duração de um ano em Dübendorf, cidade metropolitana de Zurique, na Suíça.

Do dia 1º de setembro de 2016 até 31 de agosto de 2017, João realizará pesquisas no EMPA, sigla em alemão de ‘Eidgenössische Materialprüfungs-und Forschungsanstalt’, traduzido para o português para ‘Laboratórios Federais de Testes e Pesquisa de Materiais’.

O aluno, que entrou na universidade em 2010, fez intercâmbio na Alemanha, durante um ano, pelo Projeto Ciências sem Fronteiras[1] e estagiou na cidade de Joinville na mesma época. Com a viagem marcada, João adiou a formatura em mais dois semestres, já que o estágio na Suíça terminará em um ano. “Sobre as expectativas eu só espero estar a altura do desafio, e que eu consiga bons resultados”, lembra João.

[1] O setor de Gestão de Relações Interinstitucionais e Internacionais proporciona oportunidades de intercâmbio no exterior pelo Programa Ciência sem Fronteiras, do CNPq, que oferece bolsas de pesquisa e pós-graduação aos participantes. A Unisul participa deste programa por meio de ações como:

Intercâmbios de alunos de graduação e pós-graduação;

Parcerias entre pesquisadores e grupos de pesquisas dos sistemas educacionais de maior excelência e competitividade mundial; e

Atraindo pesquisadores do exterior que querem fixar-se no Brasil.

Para concorrer às bolsas do programa é necessário bom desempenho acadêmico, ter entre 40% e 80% da graduação concluída, proficiência na língua de destino e alguma experiência em pesquisa.

( Colaboração: Cilene Macedo / Comunicação Unisul )