Leitura

Criciúma

Professores da Unesc lançam obra sobre estruturas carboníferas

Atividade ocorre nesta sexta-feira na Universidade

03
MAI
2018
| 16h10
16h10
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Uma nova obra será lançada na tarde desta sexta-feira (4/5). "Memórias e identidades: as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina" é organizada pela professora Marli de Oliveira Costa e pelo professor Paulo Sérgio Osório, com a contribuição de diversas professoras e professores da Unesc, dos cursos de História, Pedagogia, Economia, dos mestrados em Educação e Desenvolvimento Socioeconômico, assim como egressos da Instituição.

A ação ocorre no Auditório Edson Rodrigues, às 13h30. Sendo que, logo após o lançamento, haverá uma roda de conversa com a professora doutora Daniela Pistorello e com o arquiteto da Fundação Catarinense de Cultura, Diego Fermo.

Saiba mais

O livro resgata as memórias sobre as atividades da extração do carvão no Estado e as marcas do passado industrial na sociedade. São identificados os processos de extração, armazenamento, transporte e também as práticas sociais dos trabalhadores do carvão, como locais onde os trabalhadores e suas famílias residiam, escolas, igrejas, locais de lazer e assistência à saúde e leva a uma reflexão sobre a transformação da paisagem e da construção da identidade cultural que esta atividade econômica proporcionou.

De acordo com os autores, tais referências são tão importantes para a compreensão da história da região carbonífera, que devem ser reconhecidas como patrimônio histórico.

A publicação é resultado do Edital para Grupos de Pesquisa da Acafe, lançado pela Fapesc no ano de 2016. A distribuição do livro será gratuita à todos os presentes. O livro possui formato e-book gratuito, pode ser encontrado no link: http://www.unesc.net/portal/editora/ebook-memorias-e-identidade-as-estruturas-carboniferas-como-patrimonio-cultural-de-santa-catarina

Leia mais sobre: unesc, carvão, leitura
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Nações Shopping apresenta Exposição Internacional DragõesProtestos no Sul causam desabastecimento Atletismo reúne cerca de 200 estudantes na pista da Unesc e encerra JescFuncionária de laboratório criciumense fez parte de esquema de falsificação'Não saí de minha empresa para ser coadjuvante', Flavio Rocha em CriciúmaA Bela e a Fera no palco do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma