Leitura

Aluna e professora

Livro lançado em Criciúma traz exemplos de empreendedorismo social

Obra será lançada nesta quarta-feira no Bairro da Juventude

22
MAI
2018
| 14h51
14h51
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Inspirar pessoas a serem protagonistas da transformação social é o objetivo do livro Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais que será lançado no Bairro da Juventude nesta quarta-feira, dia 23, às 9h30. As autoras são a mestra em Desenvolvimento Econômico, Carla Spillere Busarello e a professora e doutora em Agronegócio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Melissa Watanabe. A obra traz casos de empresas sociais de diversos estados brasileiros e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

O evento é uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

O livro surgiu de uma pesquisa do mestrado sobre empreendedorismo social que Carla fazia  com a orientação da professora Melissa. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após terminar o mestrado, as duas começaram a produzir a obra.

Ao longo do trabalho elas perceberam que havia confusão de conceitos fora da área científica sobre o assunto e segundo a professora sentiram falta de estudos de casos que mostrassem a realidade de empreendimentos sociais, principalmente para inspirar outros empreendedores na área. “A proposta do livro é abordar, de forma simplificada o empreendedorismo social, bem como mostrar casos de empresas sociais que atuam no mercado há mais de cinco anos, principalmente para acadêmicos da graduação”, afirma.

A obra traz casos de empresas que apostaram no empreendedorismo social: Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba); ponteAponte (São Paulo).

Segundo Melissa, o PPGDS da Unesc permitiu a execução do projeto, desde o reconhecimento da necessidade de uma obra deste tipo, por meio das pesquisas realizadas no grupo de pesquisa, até a viabilidade de publicação.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos falar do Bairro da Juventude para a sociedade, que é uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado. Temos um imenso orgulho de falar que o Bairro da Juventude é a empresa social que abre o primeiro capítulo do livro", salienta.

Ainda de acordo com Carla, o empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor, basta a atuação de pessoas. “A partir deste conceito defendemos que cada indivíduo é capaz de ser o protagonista da transformação, empreendendo dentro de qualquer natureza jurídica. Basta identificar um problema na sociedade, criar uma solução e agir por meio de um negócio que tenha como objetivo final gerar a mudança social”.

Para a professora Melissa, a Instituição se tornou uma entidade modelo em empreendedorismo social, pela sua forma de atuação e estruturação. "Quando cheguei a Criciúma em 2001 percebi poucas crianças desassistidas no município, e me falavam que um dos responsáveis era o Bairro da Juventude. Desde então isso ficou na minha cabeça e comecei a observar melhor o trabalho da Instituição", conta a professora.

Leia mais sobre: unesc, livro, leitura
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Atrações especiais marcam aniversário de oito anos da Feira LivreExperiência de Oração será realizado neste fim de semanaMobilidade urbana norteia debate do Cultura AcicGestantes recebem orientações sobre gravidez e cuidados com os bebêsSuspeitos de cometerem homicídio são presosUnesc comemora 50 anos em evento com a participação da comunidade