InternetData CenterAssinante

Livro lançado em Criciúma traz exemplos de empreendedorismo social

Obra será lançada nesta quarta-feira no Bairro da Juventude
Livro lançado em Criciúma traz exemplos de empreendedorismo social
Por Redação Engeplus Em 22/05/2018 às 14:51

Inspirar pessoas a serem protagonistas da transformação social é o objetivo do livro Ações que Mudam o Mundo: Casos de Empreendimentos Sociais que será lançado no Bairro da Juventude nesta quarta-feira, dia 23, às 9h30. As autoras são a mestra em Desenvolvimento Econômico, Carla Spillere Busarello e a professora e doutora em Agronegócio da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Melissa Watanabe. A obra traz casos de empresas sociais de diversos estados brasileiros e destaca um exemplo de sucesso na região: o Bairro da Juventude.

O evento é uma realização da Unesc, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Universidade, do Giees (Grupo de Pesquisa em Inovação, Educação e Empreendedorismo Social) e do Bairro da Juventude, com apoio da Doistoque Marketing.

O livro surgiu de uma pesquisa do mestrado sobre empreendedorismo social que Carla fazia  com a orientação da professora Melissa. O projeto foi aprovado no Edital Público da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) de 2015 e no ano seguinte, após terminar o mestrado, as duas começaram a produzir a obra.

Ao longo do trabalho elas perceberam que havia confusão de conceitos fora da área científica sobre o assunto e segundo a professora sentiram falta de estudos de casos que mostrassem a realidade de empreendimentos sociais, principalmente para inspirar outros empreendedores na área. “A proposta do livro é abordar, de forma simplificada o empreendedorismo social, bem como mostrar casos de empresas sociais que atuam no mercado há mais de cinco anos, principalmente para acadêmicos da graduação”, afirma.

A obra traz casos de empresas que apostaram no empreendedorismo social: Bairro da Juventude (Criciúma); 100% Amazônia (Belém); Atados (São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis); Terra Nova (Curitiba); ponteAponte (São Paulo).

Segundo Melissa, o PPGDS da Unesc permitiu a execução do projeto, desde o reconhecimento da necessidade de uma obra deste tipo, por meio das pesquisas realizadas no grupo de pesquisa, até a viabilidade de publicação.

Para Carla, o lançamento do livro é a realização de um sonho de infância e representa um fechamento concreto do mestrado. "Queríamos falar do Bairro da Juventude para a sociedade, que é uma empresa social que está há mais de seis décadas no mercado. Temos um imenso orgulho de falar que o Bairro da Juventude é a empresa social que abre o primeiro capítulo do livro", salienta.

Ainda de acordo com Carla, o empreendedorismo social entende que para a transformação do mundo em um lugar melhor, basta a atuação de pessoas. “A partir deste conceito defendemos que cada indivíduo é capaz de ser o protagonista da transformação, empreendendo dentro de qualquer natureza jurídica. Basta identificar um problema na sociedade, criar uma solução e agir por meio de um negócio que tenha como objetivo final gerar a mudança social”.

Para a professora Melissa, a Instituição se tornou uma entidade modelo em empreendedorismo social, pela sua forma de atuação e estruturação. "Quando cheguei a Criciúma em 2001 percebi poucas crianças desassistidas no município, e me falavam que um dos responsáveis era o Bairro da Juventude. Desde então isso ficou na minha cabeça e comecei a observar melhor o trabalho da Instituição", conta a professora.

Leia mais sobre:
Anúncio