navegue nos blocos da capa

Leituras & Cia

Literatura

Resenha – O irmão alemão

Livro é o quinto romance de Chico Buarque

30
MAI
2017
| 12h03
12h03
Amanda Garcia Ludwig
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Lançado em 2014 pela Companhia das Letras, O Irmão Alemão é o quinto romance do músico e escritor Chico Buarque. A história é fictícia, mas apresenta traços de autobiografia.

Neste livro passamos a saber da existência de um irmão alemão de Chico Buarque, filho de seu pai, que é tratado no livro como Sergio de Hollander. A criança nasceu quando o pai morou na Alemanha em meados do ano 1930. Quando estava no país, Sergio de Hollander namorou a alemã Anne Margerithe Ernst, com quem teve o filho antes de voltar ao Brasil.

Certo dia, enquanto mexia nos livros do pai, Chico encontrou uma carta de Berlim na qual descobre a existência do irmão. Confrontado pelo filho brasileiro, o pai confessa a existência do filho alemão: Sergio Ernst. Isso desencadeia a alucinante busca de Chico - que tinha então 22 anos - pelo rapaz.

Durante todo o livro, Chico fantasia sobre o que teria acontecido com o irmão. O grande diferencial e destaque de "O irmão alemão" é o fato de Chico Buarque usar muitas referências verdadeiras e elementos reais. Isso faz com que o leitor fique em constante dúvida sobre a real existência da história narrada e demonstra, mais uma vez, a genialidade do escritor.  

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Seminário da Diversidade reúne 100 pessoas, em CriciúmaFesta junina embala participantes do Programa Ritmo e Saúde15ª Feijoada do Bairro com a Câmara da Mulher EmpresáriaAtualizada: Motociclista morre após colisão com automóvelFeijoada movimenta o sábado solidário no Bairro da JuventudeResidencial geriátrico será inaugurado em Içara