navegue nos blocos da capa

Leituras & Cia

Criciúma

Livros danificados por mau uso são expostos na Biblioteca da Unesc

Mostra tem objetivo de conscientizar para o cuidado com as obras

29
MAI
2017
| 20h26
20h26
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições

Você está lendo, bate aquela fome e o que faz? Um lanchinho rápido, ali mesmo, na mesa em que está estudando. A cena faz parte do cotidiano de muitas pessoas, mas ela pode ter um resultado desastroso: livros sujos por café, leite com achocolatado e farelos, danificados pela ação de insetos atraídos pelos restos de comida. E esses são só alguns dos problemas que a nova exposição da Biblioteca Professor Eurico Back, da Unesc, traz. Na mostra de obras danificadas os leitores podem ver o que descuidos do cotidiano podem acarretar no acervo do local.

“Queremos chamar a atenção dos leitores sobre os cuidados que devemos ter com as obras, afinal os mais prejudicados são os próprios usuários que precisam repor a obra, já que nem sempre os livros podem ser restaurados. Além disso, os que podem ser restauradas ficam por um período sem poderem ser utilizadas porque estão no Setor de Restauração”, lembra a coordenadora da Biblioteca da Unesc, Elisângela Just.  

Quem passar pela Biblioteca até meados de junho poderá conferir os problemas e o que causou os danos: creme de mão, gloss labial, achocolatado, garrafinha de água na mochila, animais de estimação, alimentos. “Sabemos que não é feito intencionalmente, e que todas as ações podem ser evitadas com um pouquinho de cuidado. Na última sexta-feira recebemos 10 livros molhados. Algumas pessoas usam o livro para proteger a cabeça da chuva”, conta.

Colaboração: Milena Nandi / Unesc

Leia mais sobre: unesc, biblioteca
Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Seminário da Diversidade reúne 100 pessoas, em CriciúmaFesta junina embala participantes do Programa Ritmo e Saúde15ª Feijoada do Bairro com a Câmara da Mulher EmpresáriaAtualizada: Motociclista morre após colisão com automóvelFeijoada movimenta o sábado solidário no Bairro da JuventudeResidencial geriátrico será inaugurado em Içara