InternetData CenterAssinante

Importância da cerâmica na história da humanidade vira tema de livro

Projeto conta com incentivo cultural da Eliane Revestimentos e Ministério da Cultura
Importância da cerâmica na história da humanidade vira tema de livro
Por Redação Engeplus Em 19/12/2017 às 15:32

O surgimento das primeiras peças em cerâmica se funde à evolução humana enquanto sociedade, atuando como um registro da história e cultura de diferentes povos. Hoje, a matéria-prima serve como base para obras de arte, utensílios, itens decorativos e revestimentos, trazendo este vínculo entre tradição, cultura e beleza. Toda essa história é retratada no livro A Cerâmica em Grandes Obras, lançado pela Editora VJ, com apoio cultural da Eliane Revestimentos.

O livro discorre sobre a importância da cerâmica na história da humanidade e da arquitetura, em uma proposta de desvendar com profundidade as múltiplas possibilidades de criação e de desenvolvimento da matéria-prima. Com texto leve e fotografias bem produzidas, a obra convida o leitor para uma viagem no tempo, passando pelas primeiras queimas do produto e chegando à evolução incessante pela qual passa a cerâmica, dialogando com a arte, arquitetura e as grandes obras.

A Eliane ganha destaque na obra como a primeira indústria brasileira a trazer o porcelanato para o Brasil. As páginas finais são ilustradas com importantes obras executadas com produtos da marca. Aprovado pela Lei Rouanet - do Ministério da Cultura – exemplares do livro foram entregues pela empresa, durante esta semana, às Secretarias de Educação das cidades de Cocal do Sul e Criciúma, que os distribuirão para instituições de ensino da região.

“Quando iniciamos o desenvolvimento deste projeto junto a Editora VJ, há dois anos, tínhamos como um dos objetivos propagar a história da cerâmica e da Eliane nas escolas de Cocal do Sul e Criciúma. Esta ação de disseminação do conhecimento e valorização da nossa história começou a ser concretizada nesta semana, onde mais de 100 escolas públicas e particulares da região terão em suas bibliotecas as obras, que serão utilizadas pelos professores e alunos nas aulas de arte e história”, comenta a coordenadora de comunicação do Grupo Eliane, Gabriela Pereira.

Colaboração: Alissa Steilein / Eliane Revestimentos

Leia mais sobre: