navegue nos blocos da capa

Leituras & Cia

Criciúma

Divulgados os vencedores do concurso literário A Arte de Ler e Escrever

Premiação será realizada nesta quarta-feira, dia 11, na Praça Nereu Ramos

09
OUT
2017
| 16h22
16h22
Redação Engeplus
Jornalista | Portal Engeplus
Escreva para a redação referente a esta matéria
Enviar mensagem

Este contato será envido de modo restrito para o jornalista.
Contribua com a matéria
Dúvidas, sugestões ou contribuições
Divulgação

A Prefeitura de Criciúma divulgou o resultado do concurso literário A Arte de Ler e Escrever, com o tema Respeito à Vida. Os participantes são alunos do ensino fundamental e estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). A solenidade de premiação será realizada nesta quarta-feira (11), às 9h, durante a 12ª Feira do Livro de Criciúma, na Praça Nereu Ramos.

A seleção foi dividida em quatro categorias: produção de imagens (1º ao 3º ano), poesia (4º ao 6º ano), crônica I (7º ao 9º ano) e crônica II (Proeja). A aluna Carol da Silva de Freitas Adão, da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental (EMEIEF) Antonio Milanez Neto, foi a campeã. O segundo lugar ficou com a aluna Michaely de Oliveira Gonçalves, da EMEIEF José Giassi, e em terceiro lugar, Isabele Cristina Silveira, da EMEIEF Fortunato Brasil Naspolini.

Na categoria poesia, o aluno Bruno da Silva Martins, da EMEIEF Hercílio Amante, conquistou o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com Miguel William Freitas Wanzeler e o terceiro lugar com a aluna Daniela Gonçalves Bortoluzzi, da EMEIEF Profº Jairo Luiz Thomazi.

Os premiados na categoria crônica I foram: Maria Laura Nunes Lima, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Adolfo Back, Suelen Barbosa Nichele, da EMEIEF Judite Duarte de Oliveira, e Gabriela Martins Dagostim, da EMEIEF José Rosso. Já na categoria crônica II, a estudante do Proeja, Gabriela Bergamaski, do Núcleo Dionízio Milioli, foi a vencedora.

Os critérios estabelecidos pelo concurso, conforme edital da Secretaria de Educação, priorizaram a adequação ao tema e a originalidade, a gramática e a ortografia para as categorias poesia e crônica, e clareza de ideias e a construção de um ponto de vista inovador sobre o tema.

O número total foi de 65 inscrições nas três categorias. Para a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, o concurso literário é uma das ações para elevar os índices de aprendizagem dos alunos. “O evento incentiva a participação de todas as escolas e alunos, objetivando o desenvolvimento da leitura e escrita”, analisa.

Os vencedores serão premiados com livros fornecidos pela comissão organizadora da Feira do Livro de Criciúma. Segundo a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da Secretaria de Educação, Micheli Bez Birolo, as escolas que tiverem os alunos selecionados receberão certificado de participação. “O objetivo principal da Feira do Livro é incentivar as crianças e os jovens a terem contato com os livros e, consequentemente, à leitura e escrita. O resultado de um bom escritor é um bom leitor”, afirma.

Colaboração: Morgana Réus/ Decom

Fala Leitor
Se você possui uma sugestão de pauta, artigo ou um fato que deseja noticiar, entre em contato conosco pelo Fala Leitor.
imagens recentes no Portal
Feira de Ciências da Unesc recebe estudantes de Criciúma e regiãoTem frustração, mas ainda tem luta no TigreUma torneira brilha com tecnologia de pontaRodovias estaduais recebem operação tapa-buracosPedestre morre atropelada na Avenida CentenárioTurminha do Futuro encerra viagens rumo ao mundo do saber em três escolas