InternetData CenterAssinante

Livro do curso de Psicologia aborda o sentimento de idosos

Obra foi lançada nesse sábado, em Criciúma
Livro do curso de Psicologia aborda o sentimento de idosos
Por Amanda Garcia Ludwig Em 29/08/2016 às 16:08

Foi lançado neste sábado, na Unesc, o livro Família, Grupos de Terceira Idade, Asilos: O que Sentem os Idosos?. Organizado por Rosa Nadir Teixeira Jerônimo, a obra traz as pesquisas de conclusão de curso em Psicologia da universidade e busca problematizar e compreender as subjetividades de idosos em cidades do sul catarinense.

As pesquisas nasceram do contato de acadêmicos no estágio supervisionado em Psicologia Social e buscam responder algumas questões como:

- Como o espaço físico, interativo e afetivo numa Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) se relaciona com o desenvolvimento e aprofundamento da depressão dos seus residentes?

- Como as atividades recreativas desenvolvidas nos espaços dos grupos de terceira idade podem contribuir para o resgate e a ressignificação da espontaneidade do idoso?

- Como o despertar do desejo pelo outro, do prazer de estar com o outro pode ser entendido pelo idoso como formas de viver a sexualidade?

- Como a implementação da ambiência em seus aspectos físico, interativo e afetivo numa ILPI pode contribuir com a saúde dos idosos?

- De que forma os idosos residentes em ILPI desenvolvem a capacidade de resiliência?

Os sujeitos das pesquisas foram idosos, de ambos os sexos seguindo-se os parâmetros éticos de preservação do anonimato. As identidades dos sujeitos foram substituídas por pseudônimos e a temática escolhida para substituir os nomes de origem dos idosos foi a natureza.

“Os temas deste livro tratam de assuntos impactantes, trazendo à tona valores psicossocioculturais que levam à dificuldade de expressar sentimentos e comportamentos, principalmente com pessoas idosas. Tendo em vista essa perspectiva, pesquisadores, familiares, profissionais podem ter nesta organização”, afirma a organizadora da obra.