InternetData CenterAssinante

Mais de 70 detentos deixam Presídio Santa Augusta para saída temporária de fim de ano

Número é menor do que ano passado, pois benefícios já foram concedidos em virtude da Covid
Mais de 70 detentos deixam Presídio Santa Augusta para saída temporária de fim de ano
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Jessica Rosso Em 23/12/2020 às 16:42

Nesta quarta-feira, dia 23, já estão liberados para passar o feriado de natal em casa, 41 detentos do Presídio Santa Augusta, de Criciúma. Eles devem retornar no dia 29 de dezembro. Já nesse dia, outros 34 detentos serão liberados, sendo que devem retornar ao cárcere no dia 5 de janeiro. O número é menor comparado ao ano passado, pois benefícios já foram concedidos em virtude da Covid-19.

Conforme o gerente da unidade prisional, Rodrigo Ferreira, os detentos poderão andar pelas ruas durante o dia, sendo que devem estar em seus endereços de residências até às 22 horas. Essa é uma das restrições que eles devem seguir. A Polícia Militar faz o trabalho de fiscalização durante esses períodos em que os detentos estão fora do presídio. 

Em caso deles não retornarem na data determinada, são considerados foragidos, e quando recapturados perdem o benefício da saída temporária e voltam para o regime fechado.

Detentos estão recebendo o benefício desde abril

Conforme a Juíza Débora Zanini, as saídas de final de ano foram todas antecipadas no meio da pandemia, com um cronograma diferenciado para permitir o isolamento em grupos no retorno. Saiu um grupo por mês, de abril até agora. Todos já retornaram, com exceção desses que tiveram a autorização concedida para o natal e virada de ano.

"Eu já imaginava que final do ano estaria complicado e pensei num modo de resolver a celeuma sem ferir direitos e sem incorrer em abuso de autoridade. Essa minha ideia foi providencial, para evitar o caos no fim do ano. Portanto, os presos na sua maioria já saíram e retornaram. Logo, não teremos aquela avalanche de presos na saída de final de ano, como nos outros anos.  E os direitos foram garantidos", disse ela. Cerca de 300 detentos já receberam o benefício da saída temporária.