InternetData CenterAssinante

De Criciúma para a ISO 9001 no TRF

Desembargador Jorge Maurique está nas páginas da Revista Veja contando suas ideias para o Judiciário
De Criciúma para a ISO 9001 no TRF
Foto: Sylvio Sirangelo / TRF4 / Revista Veja
Por Denis Luciano Em 03/02/2017 às 19:31

A lentidão da Justiça no Brasil é, também, culpa da própria Justiça. Eis uma das polêmicas declarações do desembargador Jorge Antônio Maurique em entrevista publicada hoje pela Revista Veja. “Sempre que o Judiciário sofre uma crítica, dizem que estão afrontando a independência”, comenta.

Desembargador federal da 4ª Região (TRF4), Maurique atuava em Criciúma quando foi promovido à função em Porto Alegre. Por aqui, respondeu por alguns anos pela 2ª Vara Federal e Juizado Especial Federal Cível Adjunto.

À Veja, Maurique contou detalhes de como levou seu gabinete a uma marca inédita: é o primeiro, em toda a história dos tribunais federais no Brasil, a ser certificado com a ISO 9001. “Tem tribunal refratário a mudanças. E tem juiz que fala que está tudo ótimo, mas tem processo parado há dez anos”, critica. A partir da histórica lentidão, ele colocou à sua equipe uma meta de concluir processos em quatro meses. E conseguiu. “O Judiciário é lento pois perde muito tempo com formalidades”, observa.

O desembargador comentou, ainda, o tamanho da perda do ministro Teori Zavascki, morto em recente acidente aéreo. “Perdemos muito. Ele era um técnico que falava pouco e muito discreto. Em vez de citar juridiquês, ele ia direto ao ponto”, elogia.

Maurique tem 56 anos, é gaúcho de São Luiz Gonzaga e estabeleceu grandes laços em Criciúma, pelos anos que aqui ficou. Ele formou-se em Direito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1984 e em 1993 ingressou na magistratura. Leia a entrevista completa do desembargador clicando aqui.