InternetData CenterAssinante

OBSOLETO É VOCÊ, MEU BEM!

OBSOLETO É VOCÊ, MEU BEM!
Por Lúcia Búrigo Em 09/08/2019 às 09:37

 

Obsoleto é você, meu bem! 

Outro dia ouvi uma história chocante. Uma amiga foi a um salão e a criatura que a atendeu teve um ataque de horror ao mexer em suas madeixas. “Meus deuses, tia, onde você anda arrumando seu cabelinho? Que horror, que coisa de pobre essa raiz...” Sutileza passou longe, não é? Na tentativa de abrir um diálogo para mostrar conhecimento não faltou deselegância. Ela, mais que depressa, levantou, lançou um olhar fulminante e falou: “Amor, nem se preocupe em desvendar o mistério de quem fez. Olhei pra você, seu jeito e percebi que você está muito obsoleto em se tratando de atendimento. Aliás, você é um pobre de espírito” disse ela, batendo cabelo porta a fora. Não se apoquente porque não foi aqui nas redondezas que o caso aconteceu. O importante desta história é a gente pensar o quanto as questões de comportamento são importantes. Hoje, mais  de 80% das demisões nas empresas se dá pelo aspecto comportamental e não técnico. O comportamental invariavelmente atinge o cliente. Mas, o pior de tudo é que mais de 60% não recebem feedback sobre o verdadeiro motivo de sua saída, o que significa é que a questão tem tudo para ser reincidente. Quem dá assertivo contribui para o desenvolvimento das pessoas. Ah, só pra constar: não use tia, na tentativa de intimidade, certo meu bem?

 

#Ficadica: aproveite as oportunidades.

Não é trolagem, meus amigos. O que vocês têm ouvido por aí é real. As grandes redes do varejo estão mesmo se movimentando em todo o país para a criação da Semana do Brasil, cuja data de realização é a semana da pátria. As entidades estão se mobilizando para produzir material e estimular os lojistas a realizarem promoções. Setembro é um mês sem grandes atrativos promocionais. Há alguns anos tem sido fomentada a ideia de que se identifique o período como sendo mês do cliente. A proposta ainda que incipiente vem ganhando corpo em algumas regiões e vai ser reforçada pelo aditivo promocional das ofertas. Então #ficadica: vale a pena experimentar, apostar e ver o que acontece.

 

Bora causar?

Há pessoas que fazem a diferença no ambiente em que estão. São as que vão deixando um rastro de transformação por onde passam, contribuindo decisivamente para a mudança, que é tão necessária nestes tempos de transição. A missão é quase impossível para alguns segmentos cujo formato do negócio desafia a modernidade da conveniência do cliente. Tangibilizar a marca, atrelando-a a uma atmosfera mais contemporânea, criar espaços que ofereçam comodidade, investir nas pessoas apostando na qualificação, criar uma estratégia de conteúdo mais engajadora, oferecer informação relevante a cada lançamento, compartilhando conhecimento com o cliente para que ele saiba mais sobre tendências, paleta de cores da estação e afins, são algumas das investidas que Igor Borges tem realizado no Shopping Atacadista Litoral Sul. A tarefa não é simples. Mas, se não for para causar, melhor nem começar, não é colega?

 

Se você não entende de pessoas...

Simon Sinek imortalizou uma deixa fundamental: “Se você não entende de pessoas, não entende de negócios!”  Aliás, recomendo dar uma zapeadinha nos vídeos dele disponíveis na web, que são muito inspiradores. Então, atente-se porque pessoas são o ativo mais importante de qualquer organização e são elas que fazem tudo acontecer. Para conhecê-las, compreendê-las e gerenciá-las melhor o curso de HBDI, que acontecerá no dia 16 de agosto, promovido pela Brasil Mentoria é uma ferramenta extraordinária para descobrir as preferências de pensamento em cada indivíduo. É ideal para gestores, coordenadores de equipes, diretores que gostariam de aprender a obter uma compreensão mais profunda a respeito de suas equipes e colaboradores. Quem busca se conhecer melhor, tem aí um instrumento de autoconhecimento.

 

Melhor palestrante, ever!

Quem me conhece sabe que sou muito fã. Lembro como se fosse hoje a primeira vez que li um dos seus textos e fui impactada por uma nova maneira de ver o ensino.  Ela transborda conhecimento de um modo próprio, como quem generosamente quer compatilhar tudo o que sabe.  Fala, fala, fala. Muito e rápido. Tem sacadas muito espirituosas, fofos, transbordando conhecimento de um modo próprio, como quem generosamente quer compatilhar tudo o que sabe.  Mulher versátil... transita por diferentes segmentos educação, marketing, tecnologia, digital, artes, se movendo de um para outro, com total leveza, autoridade e bom humor. Além de tudo é a simpatia em forma de gente. Sempre me encantou a possibilidade de vê-la em Criciúma palestrando. E desde que participei de uma imersão digital com ela, em São Paulo, entendi que sua presença por aqui era imprescindível . É a sua quarta vez em Criciúma e é sempre uma conversa que se renova nos provocando com uma fala aparentemente despretenciosa, própria de quem sabe o que diz. Martha Gabriel estará no 5º Seminário de Dirigentes do Sistema AILOS, dia 23 próximo, a convite da ACENTRA e o tema Inovação e Criatividade na Era Digital é a pauta da vez. Definitivamente imperdível.