InternetData CenterAssinante

Encontro de conhecimentos colhidos no exterior com empresas e startups locais debate inovação no Sul

Lideranças de diferentes setores levantaram dúvidas, certezas, suposições e desafios
Encontro de conhecimentos colhidos no exterior com empresas e startups locais debate inovação no Sul
Foto: Foto: Nine Roberge
Por João Pedro Alves Em 03/12/2019 às 18:20

Um grupo com lideranças representativas da classe empreendedora e a cena das startups da região e partes dos grupos participantes das missões empresariais realizadas em Portugal e no Vale do Silício se encontraram na noite desta segunda-feira (2), para discutir boas práticas para a inovação. O encontro ocorreu na ACIC.

O debate organizado por SATC, Senac e Alfa Comunicação e Conteúdo, organizadores dos roteiros de inovação na Califórnia e no país luso, chegou a um consenso de sete eixos considerados chave para o ecossistema local. Estratégias a serem sugeridas e aplicadas por todos os atores desse ecossistema: empresas, instituições de ensino superior e poder público.

Entre os desafios elencados pelo grupo, destaco a formação/educação para o empreendedorismo, a criação de uma cultura para a transformação digital, o estímulo para que a região tenha ambientes de “coopetição” (colaboração + competição -projetos em que concorrentes unem forças para ganharem juntos) e a criação de ambientes mais diversos.

Foi uma oportunidade muito rica, mais uma semente plantada para gerar novos frutos no futuro. Temos uma necessidade premente de conectar as empresas tradicionais, as startups, a academia e o poder público. Temos muito capital intelectual que ainda está isolado. A variedade de setores, faixas etárias e ideias foi uma das melhores em eventos do gênero entre os vários que já participei.

Para que essas conexões aconteçam e novas lideranças surjam precisamos fazer mais encontros como esse. Fortalecer o processo de as pessoas se conhecerem e se reconhecerem para então começarem a confiar. Somente com confiança, sinergia e diálogo constante poderemos construir uma região mais forte e inovadora. Saiamos das nossas bolhas!