InternetData CenterAssinante

Agenda: primeiro grande evento de outubro ocorre nesse fim de semana

Startup Weekend entra como destaque entre os eventos da primeira semana do mês
Agenda: primeiro grande evento de outubro ocorre nesse fim de semana
Foto: Foto: João Pedro Alves/Arquivo
Por João Pedro Alves Em 30/09/2019 às 10:39

Vamos nos encaminhando para virar mais uma página do calendário (só pra dar um toque vintage à página de inovação e tecnologia) e chegamos a um outubro com eventos de grande porte promovidos pelos atores do ecossistema de inovação de Criciúma e região.

Começamos com o Startup Weekend Criciúma, cuja largada será dada na sexta-feira (4). Todos os ingressos foram vendidos e a jornada de empreendorismo no mundo das startups contará com 80 participantes. Uma galera que chegará ao domingo com propostas de negócios que podem se tornar realidade, como a ColmeiaX, que já foi pauta aqui na coluna.

Ainda nesse mês pelo menos dois eventos robustos vão avigorar a agenda de encontros de conhecimento que venho postando semanalmente. No dia 15, a ABRH promove o Encontro Sul Catarinense de Recursos Humanos (ESCARH) com quatro palestrantes nacionais: Rogério Cher, Eduardo Carmello, Jéssica Martins e Luiz Rasquilha.

No dia seguinte, 16, a AJE Criciúma e a Unicred Sul Catarinense trazem um dos principais nomes quando o assunto é gestão, no momento. Sandro Magaldi, fundador do MeuSucesso.com e autor do livro Gestão do Amanhã vai estrelar o Encontro Regional de Jovens Empreendedores (ERJE). O tema da palestra será o título da obra mais recente, “O Novo Código de Cultura”.

 

Terça-feira (1)

Workshop Ideação
Local: SATC
Horário: 13h30
Inscrições em: https://wized.com.br/ideacaovespertino
Evento gratuito

Quer aprender sobre como funciona o processo de ideação de um produto ou negócio? Esta é uma oportunidade para conhecer o conceito e ferramentas disponíveis para auxiliar nessa etapa. O conteúdo será administrado pelo engenheiro da computação Douglas Waltricke.

Bate-papo com o Empreendedor – Claiton Pacheco
Local: ACIC
Horário: 18h59
Inscrições em: www.ajecriciuma.com.br/inscricao
Evento gratuito

Para celebrar os 24 anos de fundação, a Associação de Jovens Empreendedores (AJE) convida um membro de grande história e legado dentro da instituição e do associativismo jovem catarinense. O atual diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação do Município e sócio da Plurall, Claiton Pacheco, vai compartilhar um pouco da trajetória empresarial e temperar a conversa com a experiência da visita ao Vale do Silício no mês passado.

 

Quinta-feira (3)

Abrindo portas
Local: Delupo Ferragens – Primeira Linha
Horário: 17h
Inscrições em: https://wized.com.br/cdljovemdelupo
Evento gratuito

Já contei um pouco das inovações trazidas pela Delupo à Criciúma aqui na coluna e nesta semana a CDL Jovem organiza uma visita técnica à loja, no bairro Primeira Linha, para conhecer melhor a inserção de tecnologia ao atendimento e aos processos de venda.

Encontro Regional de Jovens Empreendedores
Local: Lohn Bier
Horário: 19h
Inscrições em: http://bit.ly/visitalohn
Evento gratuito

O encontro com a participação de jovens empreendedores de todo o Sul Catarinens, em Orleans, será regado a bom chope na visita à Lohn Bier, recentemente considerada a Cervejaria do Ano no South Beer Cup, na Argentina. A premiação ocorreu após a empresa de Lauro Müller obter três medalhas na competição conhecida como a Libertadores da Cerveja.

 

Fim de semana (sexta a domingo)

Startup Weekend Criciúma 2019
Local: ACIC
Horário: a partir das 19h de sexta-feira. Apresentações finais, abertas ao público, no domingo, às 17h
Inscrições encerradas

Maior evento de startups do mundo, o SW chega à quinta edição em Criciúma, a segunda neste ano. Desta vez poderão ser transformada em propostas de negócios ideias de qualquer setor, diferente da edição de maio, o SW Industry, quando  somente foram gerados projetos voltados à indústria. Ao todo 80 participantes estão inscritos, mais uma edição com todos os ingressos vendidos.

A jornada contará com profissionais de negócios/administração, design e desenvolvedores de software, divididos em times, para transformar as melhores ideias em modelos de negócio. Em 54 horas os grupos vivenciam de forma intensa os passos para começar um novo negócio – com apresentação de ideia, pesquisa de mercado, validações, elaboração de produto até a “venda”, no pitch final, a partir de domingo ao fim da tarde.

Aliás essa parte no domingo será aberta ao público e eu recomendo fortemente a todos. Vale a pena a experiência de assistir às apresentações dos pitches (poucos minutos para mostrar a solução, dizer qual problema resolve, como fará e a viabilidade). Domingo, a partir das 17h, na ACIC. Após todos se apresentarem a banca julgadora determinará o campeão do SW 2019.