InternetData CenterAssinante

Vereador quer revogação da medida que prevê pagamento do transporte público apenas com cartão

Requerimento será apresentado em sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira
Vereador quer revogação da medida que prevê pagamento do transporte público apenas com cartão
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 22/02/2021 às 14:53

O vereador Daniel Antunes (PSL) apresentará na sessão da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, dia 22, o requerimento que pede a revogação da medida que determina o pagamento de passagem do transporte público municipal apenas com cartão da Associação Criciumense de Transporte Urbano (ACTU). O impedimento de uso de cédulas está previsto no Decreto n° 715/20, de 4 de junho de 2020, que explana uma série de cuidados para prevenção ao novo coronavírus.

O requerimento que será apresentado pelo vereador Antunes pede a revogação do inciso XII do artigo 3°. O decreto determina que “somente será aceito pagamento em cartão, ficando proibida a circulação de dinheiro no interior dos ônibus e terminais”. O Portal Engeplus tentou contato com o vereador, mas não foi atendido.

Em sua justificativa no requerimento, Antunes diz que realizou uma pesquisa para entender como funciona esta medida em outros municípios do Sul catarinense. “Após contatos realizados com as empresas concessionárias dos municípios de Tubarão, Urussanga, Araranguá, Forquilhinha, Nova Veneza e Içara, constatou-se que todos já aceitam o pagamento da passagem em dinheiro; diferentemente do que ocorre em nosso Município”.

O vereador explica que tal regra impede e prejudica o acesso ao transporte coletivo. “Muitos dos usuários não dispõem deste cartão. Observando-se o protocolo sanitário e visando facilitar o uso do transporte coletivo a exemplo de outros municípios, tem-se por necessária a revogação do dispositivo citado”, argumenta.

O Portal Engeplus também fez contato com o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Para a reportagem, ele disse que vai aguardar a chegada do requerimento no Paço Municipal para conhecer a matéria e responder sobre o assunto. 

Para confecção da carteirinha da ACTU, basta procurar o órgão localizado embaixo do terminal central, no período de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 13h30 às 18 horas, portando carteira de identidade e CPF. Também é possível adquirir o cartão cidadão em qualquer um dos terminais, das 5 às 22 horas. 

Para mais informações, disque (48) 3431-7777.

Leia mais sobre: