InternetData CenterAssinante

Vacinadoras comemoram dia histórico para Criciúma

Profissionais participaram do primeiro ato de vacinação contra o coronavírus no município
Vacinadoras comemoram dia histórico para Criciúma
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 19/01/2021 às 13:40

A tão aguardada vacina contra a Covid-19 chegou em Criciúma. Ainda não em um montante considerável de doses, são apenas 2.294, todavia representa um novo momento no combate à pandemia do novo coronavírus, que desde março do ano passado mudou a rotina de pessoas no mundo inteiro.

Na manhã desta sexta-feira, dia 19, as primeiras cinco pessoas foram vacinadas na Capital do Carvão. E a satisfação foi muito além deste quinteto, emocionando lideranças políticas, comunitárias e profissionais da saúde que participaram da cerimônia no Paço Municipal.



A primeira dose, aplicada na agente comunitária de saúde Adelaide Santiago, 61 anos, partiu das mãos da técnica de enfermagem e vacinadora do município de Criciúma, Simone Freitas de Carvalho de Oliveira. Emocionada, ela agradeceu a oportunidade de participar deste momento histórico para a cidade. 

“Estou contente em fazer parte deste evento. É uma vacina tão esperada no município de Criciúma. Agradeço por fazer parte. Estou sentindo uma emoção muito grande, fui a primeira vacinadora, vacinei a primeira pessoa de Criciúma, a dona Adelaide, que trabalha na saúde, e fiquei bem orgulhosa pela importância. É uma vacina bem esperada em todo o Brasil e fiquei bem contente em fazer parte deste plano”, disse em entrevista ao Portal Engeplus, após vacinar a dona Adelaide.

Abaixo, confira o vídeo gravado pela técnica de enfermagem do setor de imunização da prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette:

“Pode confiar”

Além de dona Adelaide, também foram vacinados Maria Helena Queioz, 55 anos, técnica de enfermagem do Hospital São José (HSJ). Ela representou todos os profissionais da saúde que atuam na linha de frente. Outra que recebeu a dose foi Vanilda Duarte da Silva, 57 anos, higienizadora que representou os profissionais essenciais nesse momento de pandemia.

Foram vacinados ainda Douglas José Nazário, 64 anos, fisioterapeuta, representando os profissionais da rede municipal, e Isoleia Romagna, 51 anos, enfermeira do pronto atendimento Covid-19 da Unimed. 

Emocionada, a vacinadora Cristiane Schneider Luiz Pereira, que aplicou a segunda dose no município, pede que a população dê o crédito necessário para a CoronaVac, vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac.

“Hoje, como profissional de saúde vacinadora da Secretaria de Saúde de Criciúma, estou me sentindo muito orgulhosa. É um momento histórico para Criciúma. Eu gostaria muito que as pessoas sentissem confiança na vacina porque é segura e como profissionais estamos prontos para a vacinação”, disse.

Cabe lembrar que cada pessoa imunizada nesta primeira etapa receberá uma nova dose em um intervalo de 21 dias. Esta segunda dose está armazenada em Florianópolis e deverá ser transportada para Criciúma daqui 15 dias.