InternetData CenterAssinante

Vacina contra a Covid-19: Criciúma recebe apenas 2.294 doses; imunização inicia nesta terça

Prefeitura anunciou nessa segunda que esperava no mínimo 6 mil doses
Vacina contra a Covid-19: Criciúma recebe apenas 2.294 doses; imunização inicia nesta terça
Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom
Por Rafaela Custódio Em 19/01/2021 às 06:48

A Secretaria de Saúde de Criciúma recebeu apenas 2.294 doses da vacina CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O número foi divulgado pela Prefeitura por meio de uma nota encaminhada à imprensa na noite dessa segunda-feira, dia 18. 

Durante a manhã, o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, realizou uma live pelas redes sociais e afirmou que esperava receber 6 mil doses, todavia o número enviado pelo Ministério da Saúde foi menor. Para a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (SES) foram entregues, durante a manhã de ontem, pouco mais de 144 mil doses que foram distribuídas aos municípios.

A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) recebeu 3.350 doses que foram distribuídas nas 12 cidades. Em Criciúma, a Prefeitura informou que iniciará a vacinação ainda nesta terça-feira, dia 19. “Considerando que cerca de 95% dos óbitos ocorridos no município de Criciúma se deram em pessoas acima de 50 anos, o município estabelece para essa primeira etapa de vacinação os seguintes grupos populacionais prioritários a receberem a primeira dose da vacina: profissionais da saúde e idosos”, diz a nota. 

Nesta primeira etapa, conforme previsto no Plano Estadual de Vacinação, serão imunizados alguns grupos prioritários: trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos, pessoas de 60 anos ou mais institucionalizadas e população indígena. Os detalhes dos locais, horários e logística de aplicação, a Prefeitura irá informar ao longo desta terça-feira.

Vacinação em Santa Catarina 

Os primeiros a receberem a vacina em Santa Catarina foram o enfermeiro Júlio César Vasconcellos, que atua a quase 30 anos em Unidade de Terapia (UTI) na capital, o idoso João Cardoso, residente no Lar de Zulma, de São José, e a coordenadora da Comissão Guarani e liderança das terras indígenas da região do Morro dos Cavalos, Eunice Antunes.

Leia mais

Prefeito de Criciúma confirma início da vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira

Saiba quais serão os primeiros grupos a receber vacina contra Covid-19 em Santa Catarina

Santa Catarina inicia vacinação contra a Covid-19; doses serão entregues aos municípios nesta terça