InternetData CenterAssinante

UTI geral do Hospital São Donato ultrapassa 600 pessoas atendidas em dois anos

Dentre os 10 leitos gerais de UTI, dois são estruturados para isolamento
UTI geral do Hospital São Donato ultrapassa 600 pessoas atendidas em dois anos
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 17/09/2021 às 11:52

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Donato completa o segundo ano de atividade nessa quinta-feira, dia 16. Nestes 24 meses de operação, mais de 600 pacientes já foram atendidos nos 10 leitos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde. E a perspectiva é que, muito em breve, a UTI geral possa ter uma capacidade ainda maior de atenção à vida, pois a direção já trabalha em conjunto com o Estado para a incorporação também de 10 leitos atualmente dedicados a Covid-19.

"O ganho social para a comunidade de Içara e região foi extremamente positivo. Antes essas pessoas teriam que procurar vagas em outras cidades e até regiões, com necessidade de deslocamento, acomodação e outros custos. Os leitos de UTI em Içara proporcionaram mais conforto para a vida das pessoas que mais precisam e também seus familiares", avalia o diretor-administrativo, Júlio César De Luca.
 
Dentre os 10 leitos gerais de UTI, dois são estruturados para isolamento. Isso permitiu que o Hospital São Donato recebesse alguns dos primeiros casos de covid-19 em Santa Catarina. Com o aumento da demanda, a fundação filantrópica de Içara trabalhou para ampliar a capacidade em conjunto com o Estado. Desde agosto do último ano, todos os casos – suspeitos ou já confirmados – de covid-19 foram concentrados em uma UTI dedicada à doença.
 
“Já estamos alinhados com o Estado para que esses leitos possam ser mantidos após a pandemia, chegando a 20 leitos gerais para atender a comunidade. Estamos otimistas, pois é um avanço para toda a região Sul de Santa Catarina. As UTIs foram uma das conquistas mais expressivas nos últimos anos no Hospital São Donato. Os impactos podem ser observados com a estruturação de ainda mais serviços”, acrescenta o presidente da instituição, Valmor da Silva.