InternetData CenterAssinante

Unidades de Saúdes de Criciúma abrem neste sábado pela Campanha Outubro Rosa

Objetivo é prevenir e detectar câncer de mama e de colo do útero
Unidades de Saúdes de Criciúma abrem neste sábado pela Campanha Outubro Rosa
Foto: Arquivo/Decom
Por Redação Engeplus Em 22/10/2021 às 08:46

As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Criciúma estarão com horário especial neste sábado, dia 23. Elas ficarão abertas das 13 às 17 horas, para atendimento e realização de exames citopatológicos e avaliação de mamas. A ação faz parte da Campanha Outubro Rosa, da Secretaria Municipal de Saúde, e visa ampliar a prevenção e detecção precoce do câncer de mama e de colo do útero.

“O atendimento será em demanda livre, então não é necessário agendar horário. Para as mulheres que têm interesse em realizar os exames basta comparecer à UBS, que terá uma equipe capacitada para atendê-las”, explicou a gerente da Atenção Básica, Eliane Santos. De acordo com ela, as avaliações têm duração de aproximadamente 20 minutos.

Confira a programação da campanha para os próximos dias:

23/10 – Dia “D”: UBS's abertas no sábado das 13h às 17h, para atendimento e realização de exames citopatológicos e avaliação de mamas.

27/10 – Palestra no Salão Ouro Negro, às 8h30: Palestra para enfermeiros e médicos da Atenção Básica, sobre rastreamento e diagnóstico em mastologia, com o médico Erik Paul Winnkow.

27/10 a 29/10 – Assistência no Hospital São José: Coleta de exames citopatológico e avaliação de mamas.

Colaboração: Samuel Borges/Decom