InternetData CenterAssinante

Tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro sofrerá alterações a partir do dia 1º de fevereiro

Aos finais de semana, o tráfego estará liberado
Tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro sofrerá alterações a partir do dia 1º de fevereiro
Foto: Rafaela Custódio / Arquivo Portal Engeplus
Por Redação Engeplus Em 20/01/2021 às 11:42

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informou na manhã desta quarta-feira, dia 20, que o tráfego de veículos na Serra do Rio do Rastro, na SC-390, sofrerá alterações a partir do dia 1º de fevereiro.

Para os motoristas que irão subir a Serra com destino ao Planalto, o tráfego ficará bloqueado das 7 às 18 horas, de segunda a sexta-feira. Já para os condutores que irão descer a Serra com destino ao Sul, o tráfego ficará bloqueado das 7 às 19 horas, de segunda a sexta-feira. Aos finais de semana, o tráfego estará liberado.

“Após uma intensa análise com a empresa que executa a obra, foi definido que o horário de sábado seria executado ao longo da semana, com o aumento de uma hora diária. Com isso, conseguimos liberar o tráfego aos finais de semana”, explicou o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira.

Intervenções em 25 pontos críticos

As intervenções serão realizadas em 25 pontos críticos, que passarão por melhorias. Em cada um deles serão aplicadas diferentes técnicas, de acordo com as necessidades específicas. Também será feita a retirada de blocos rochosos e outros materiais que estão soltos e sobre os taludes. Atualmente, os trabalhos estão sendo realizados em 11 pontos ao longo da rodovia.

A ação faz parte do Programa Novos Rumos e conta com recursos do Governo Federal de mais de R$ 19 milhões. A previsão é que as obras sigam até maio de 2021.

O trabalho consiste em colocar telas metálicas de alta resistência com grampos para evitar quedas de bloco e movimentação de massa, problemas frequentes ao longo da SC-390, na Serra do Rio do Rastro. O plano de trabalho prevê que a intervenção ocorra de maneira simultânea em outros pontos da rodovia que faz a ligação entre o Sul e o Planalto catarinense.