InternetData CenterAssinante

Sobe para 90 o número de mortes provocadas pela Covid-19 em Araranguá

Duas mortes foram registradas nesta quinta-feira, dia 14
Sobe para 90 o número de mortes provocadas pela Covid-19 em Araranguá
Foto: Thiago Hockmüller/Arquivo Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 14/01/2021 às 15:31

Segue aumentando o número de mortes provocadas pela Covid-19 na mesorregional Sul do estado, que compreende os municípios entre Laguna e Passo de Torres. Em Araranguá, mais dois óbitos foram notificados nesta quinta-feira, dia 14, aumentando para 90 o número de fatalidades provocadas pela doença no município.

Trata-se de dois idosos, ambos com comorbidades. O primeiro tinha 90 anos, testou positivo no dia 5 de janeiro, estava internado no Hospital Regional de Araranguá (HRA) e morreu nessa quarta-feira, dia 13. O outro tinha 73 anos, estava em tratamento domiciliar, testou positivo no dia 26 de dezembro e morreu dois dias depois, porém, a morte só foi notificada nesta quinta.

De acordo com a enfermeira da Central de Covid-19, Jadina da Rosa de Souza, a demora na notificação aconteceu em função de questões burocráticas. “Temos que juntar o laudo, a avaliação e o atestado de óbito. Só postamos quando temos certeza que foi Covid-19, às vezes demora pela parte burocrática. Ele faleceu em casa. Essa declaração de óbito foi preenchida por uma médica e até juntar a declaração e o teste demorou para montar a burocracia. Só agora conseguimos postar. Ele fez avaliação na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), o médico descreveu o tratamento e ele foi para casa. No momento da avaliação não era um caso grave”, explicou. 

Ontem, Araranguá comunicou outras três mortes provocadas pela Covid-19. Trata-se de vítimas idosas, todas com comorbidades e que estavam hospitalizadas. Desde o início da pandemia, a Cidade das Avenidas soma 5.464 casos positivos dos quais 4.952 estão recuperados. Ainda nesta quinta, um novo boletim deve ser atualizado.