InternetData CenterAssinante

Senado retira de pauta emenda de extensão da CDE e futuro do Complexo Jorge Lacerda segue incerto

Emenda poderia garantir uma solução definitiva para a usina
Senado retira de pauta emenda de extensão da CDE e futuro do Complexo Jorge Lacerda segue incerto
Foto: Divulgação/Engie
Por Jessica Rosso e Lucas Renan Domingos Em 17/06/2021 às 21:33

O futuro do Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda (CTJL), localizado em Capivari de Baixo, segue sem um desfecho. Durante a votação no Senado, que aprovou nesta quinta-feira, dia 17, o texto base da Medida Provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras, a emenda que poderia garantir uma solução definitiva para a usina foi retirada da pauta pelo relator. O presidente da Associação Brasileira do Carvão Mineral (ABCM), Fernando Luiz Zancan, disse não saber o motivo da retirada, sendo que a emenda havia sido aceita.

"Vamos continuar trabalhando. Era uma tentativa de resolver o problema rapidamente, não deu certo, vamos partir para outra. Vamos ter que buscar essa ação, mas teremos que estar estruturados, talvez com outro Projeto de Lei", afirmou Zancan. A prorrogação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) se faz necessária, porque segundo ele, a lei tem validade até 2027. Trata-se da conta que reembolsa o combustível pago pelas usinas termoelétricas no Brasil.

"Queremos estender até 2035 no mínimo. É a vida útil da usina, e até lá, tem tempo para viabilizar qualquer outra solução para a economia de carvão de Santa Catarina". A maior planta de energia termoelétrica da América Latina é responsável por R$6 bilhões da economia de carvão no Estado.