InternetData CenterAssinante

Secretaria de Educação de Balneário Rincão lança projeto 'Uma horta em cada canto'

Atividade faz parte do Dia da Família na Escola desenvolvido pelo município
Secretaria de Educação de Balneário Rincão lança projeto 'Uma horta em cada canto'
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 14/07/2021 às 15:39

A comemoração do Dia da Família na Escola já começou em Balneário Rincão, com o projeto “Uma horta em cada canto”, realizado pela Secretaria de Educação nas escolas e centros de educação infantil municipal. Os alunos irão cuidar e cultivar a horta para que no dia 7 de agosto as famílias vejam os resultados.

O projeto que tem a parceria da Epagri começou nessa semana com o cultivo de saladas, temperos e chás, com o objetivo de incentivar as famílias a ter uma vida mais saudável. “Todos os professores estarão envolvidos no projeto, cada um na sua área, além de pedir ao aluno que faça uma horta em sua casa, seja em uma garrafa pet ou no quintal de sua casa. Toda escola e família estarão envolvidas no projeto que tem como objetivo principal o trabalho em equipe no cultivo da horta”, destaca a secretária de Educação, Jucilene Fernandes.

As hortas estão sendo construídas pelos alunos do pré II da Educação Infantil e no Ensino Fundamental com turmas variadas entre 1º ao 5º anos. Os alunos irão cuidar e cultivar a horta para que no dia 7 de agosto as famílias vejam os resultados. O Dia da Família na Escola foi instituído por lei municipal, atendendo a uma solicitação do Poder Legislativo Municipal, que acontece todos os anos no primeiro sábado do mês de agosto.

“O contato com a terra e o cultivo de vegetais e de hortaliças permite aos alunos perceber todo o processo de crescimento, as necessidades do plantio até a colheita e o que a falta de cuidados pode acarretar à plantação. Os alunos também poderão fazer a degustação dos alimentos, sendo estimulados a experimentar verduras e legumes que eles mesmos plantaram, estimulando a alimentação saudável”, enfatiza a coordenadora pedagógica, Querli da Rosa.

“ Nossas crianças irão plantar e depois consumir estes produtos para reconhecer Este projeto visa à valorização e incentivo as técnicas de cultivo orgânica, estabelecendo relações entre valor nutritivo dos alimentos cultivados, dando ênfase na relação solo, água e nutrientes. Identificando processos de semeadura, adubação e colheita. 

Colaboração: Franciele Fernandes/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Balneário Rincão