InternetData CenterAssinante

Satc e Instituto Mix fecham parceria para fomentar inclusão e qualificação no mercado de trabalho

Termo foi assinado nesta quinta-feira e promete gerar novos cursos superiores e livres
Satc e Instituto Mix fecham parceria para fomentar inclusão e qualificação no mercado de trabalho
Foto: Thiago Hockmüller/Portal Engeplus
Por Thiago Hockmüller Em 28/01/2021 às 14:55

A Satc e o Instituto Mix de Profissões (IM) oficializaram parceria que promete gerar um verdadeiro banco de talentos para contribuir na oferta de mão de obra qualificada e inclusão de profissionais no mercado de trabalho. O termo foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 28, em evento realizado na Satc e contou com representantes das duas instituições.

A cooperação entre Satc e Instituto Mix permitirá a inclusão de novos produtos ao portfólio de ambas as instituições educacionais. Um estudo está em fase de elaboração para identificar demandas do mercado de trabalho e suprir estas necessidades ofertando qualificação por meio de cursos superiores de tecnologia e cursos livres. É o que explicou o diretor-geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira, em conversa com a reportagem do Portal Engeplus.

“Não temos essa definição hoje de quantos e quais cursos. Estamos montando uma relação de cursos que entendemos como necessários e o Mix está montando esta relação para a gente juntar e ter o melhor entendimento possível. Serão sempre cursos com forte enfoque no mercado de trabalho. Queremos que o aluno consiga rapidamente ingressar no mercado de trabalho”, afirmou.

Geração de conteúdo

O Instituto Mix está presente em mais de 70% das cidades brasileiras e distribuído em cerca de 600 franquias. No portfólio, são mais de 100 cursos voltados para diversos campos de atuação, desde o setor administrativo até construção civil, tecnologia, idiomas, moda, gastronomia e etc. Estima-se que 1,3 milhão de pessoas já realizaram matrícula na instituição. 

O CEO do IM, Alex Cavalheiro, revelou que foram cerca de seis meses de tratativas e negociações para que a parceria pudesse ser aplicada. Outras instituições educacionais também demonstraram interesse em cooperar com o Instituto Mix, todavia, o nível de capacidade para geração de conteúdo e expertise em tecnologia e qualificação fez da Satc a escolhida para o processo.  

“Tivemos várias empresas a nível Brasil que nos procuraram. Sempre procuramos uma empresa séria, que pudesse ter os mesmos valores, e isto encontramos na Satc. A nível nacional é apenas a Satc. Temos que iniciar o estudo e depois o processo de implantação. Em muito breve teremos grandes frutos. No Instituto Mix temos uma média de 20 mil matrículas por mês. Essa é a força que temos a nível Brasil. A hora que colocarmos os produtos da Satc na rede teremos um acréscimo de vendas também”, projeta Cavalheiro.


Para Zancan, parceria servirá como um banco de talentos que atenderá o setor produtivo.

Banco de talentos

Para a Satc, a união de forças com o Instituto Mix significa a oportunidade de alavancar ainda mais o processo de formação profissional e gerar mão de obra qualificada. O diretor executivo da instituição, Fernando Luiz Zancan, trata a parceria como um banco de talentos, onde os alunos serão lapidados e capacitados para suprir a demanda do setor produtivo.

“Existe um processo de avaliação. Já temos um portfólio de cursos, o Instituto Mix tem o dele e vamos ver de que forma isso se junta. Existe um universo de produtos educacionais que podem ser colocados com essa parceria. Agora temos dois braços muito fortes para poder pensar na educação profissional, é um mercado enorme que tem no Brasil. O que falta no país é talento e temos condições de contribuir com a formação de talentos”, argumentou.

Clique aqui para saber mais sobre o Instituto Mix. E para conhecer a estrutura e os cursos que já são oferecidos pela Satc, basta acessar https://web.satc.edu.br/.

O que eles dizem:

Vamos respeitar o planejamento que temos, primeiro para a escolha dos cursos, os quais são relevantes para o mercado de forma geral. A Satc é uma instituição que tem capacidade muito grande de gerar conteúdo. Isso é um dos grandes desafios de qualquer instituição. A nossa ideia enquanto Instituto Mix é, junto com a Satc, usar isso para nos multiplicarmos. A Satc atua de forma regional e com a parceria vai atuar de forma nacional. São energias que somadas vão dar muito mais resultado no processo

Alex Cavalheiro, CEO do Instituto Mix
_________

 

A união destas forças realmente dá um impulso muito grande para contribuirmos para que o país saia dessa inércia. Não avança porque não tem talento, formação profissional, e isso não gera produtividade. Para nós é muito importante ser escolhido por uma empresa que tem um nome nacional e uma rede de qualidade. Temos condições de contribuir muito mais do que a questão regional. A Satc cresce e se estabelece como uma escola de educação profissional, mostra Criciúma e região. São coisas que contribuem para o desenvolvimento. É uma parceria extremamente importante para o Sul de Santa Catarina. 

Diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan
_________

 

Uma excelente perspectiva de muito trabalho pela frente, esta é a marca da Satc. O Brasil tem muitas deficiências profissionais e tenho certeza que a Satc já ajudou muito a suprir uma parte, pelo menos regionalmente. E tenho certeza que o Instituto Mix ajudou muito a construir um pouco desta cidadania e juntos conseguiremos ir mais longe. Quando conheci o Alex, a estrutura, as pessoas que trabalham com ele, a filosofia, fiquei encantado. É uma instituição que realmente queremos ter como parceira e temos convicção que vai aumentar muito o nosso poder de transformação de pessoas. 

Diretor Geral da Satc, Carlos Antônio Ferreira
_________

Leia mais sobre: