InternetData CenterAssinante

Programa Saúde nas Escolas’ ensina sobre a importância da saúde bucal

São cerca de 2 mil kits entregues nas unidades de ensino
Programa Saúde nas Escolas’ ensina sobre a importância da saúde bucal
Foto: Jéssica Rosso/Divulgação
Por Redação Engeplus Em 12/09/2021 às 17:15

A Secretaria de Saúde de Siderópolis realiza nas escolas da rede municipal o Programa Saúde nas Escolas (PSE), que consiste no desenvolvimento de atividades com os alunos, referentes à área odontológica, de enfermagem e nutrição. Dentro do projeto são feitas palestras e ocorre a entrega de kits de escovação, que incluem escova de dente, creme dental, fio dental e uma cartilha ilustrativa, com orientações para os alunos. São cerca de 2 mil kits entregues nas unidades de ensino. O projeto segue todos os protocolos vigentes sanitários mediante a pandemia de Covid-19.

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de setembro, participaram das atividades duas turmas de alunos da faixa etária de 5 anos do Centro Educacional Infantil Municipal Olírio Cesa. “Na prática o projeto funciona muito bem, temos uma equipe da Secretaria de Saúde comprometida com essas atividades, que em parceria com a Secretaria de Educação, leva para as escolas um momento diferente daquilo que os alunos já estão acostumados. Temos os personagens, que levam a dinâmica, que prendem a atenção dos alunos, e isso é muito bom para auxiliar na hora de ensinar”, afirmou o prefeito Franqui Salvaro.

Ele esteve no CEIM Olírio Cesa, juntamente com o vice-prefeito Adriano Teixeira, acompanhado da esposa Marta Canto Teixeira, que é vice-presidente de honra da Associação Feminina de Assistência e Bem Estar Social de Siderópolis (Afabess), a Secretária de Saúde, Janaína Bertan Warmling e o secretário de Educação Méricles Rossa.

“Por conta da pandemia não podemos fazer as escovações, mas estamos indo nas salas de aula, realizando as palestras e fazendo essa entrega dos kits, a fim de orientar os alunos sobre a saúde bucal", disse a coordenadora de Saúde Bucal do Município, Bruna Crepaldi.

As atividades já foram iniciadas em todas as escolas do município, que inclui também a Escola de Educação Básica Municipal Jorge Biff, o Colégio de Educação Municipal, a Creche Municipal Rosália Salvaro, a Escola de Educação Básica Municipal Aurora Péterle, a Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin, o Centro Educacional Infantil Municipal Criança Cidadã e o Centro Educacional Pequeno Príncipe. Cada unidade de saúde do município é responsável pelas atividades na escola em que sua área abrange.

No Programa Saúde nas Escolas (PSE), os alunos também terão palestras específicas sobre a Covid-19, e passarão pela verificação de pesagem.