InternetData CenterAssinante

Produção da Unesc TV e Museu de Zoologia integra festival nacional

'Animais da Mata Atlântica I - MUZOO Unesc' foi convidado para a programação itinerante
Produção da Unesc TV e Museu de Zoologia integra festival nacional
Por Redação Engeplus Em 18/10/2021 às 11:06

Um furgão com painéis solares no teto. Dentro dele, uma mesa de som composta por materiais reaproveitados e um conversor de energia. O furgão é estacionado, 150 cadeiras distribuídas, sistemas de som, luz e projeção instalados e pronto, temos uma sala de cinema. Eis o Cinesolar, um projeto que surgiu em 2013, iniciativa da Brazucah Produções e que já promoveu sessões itinerantes por cidades de vários estados reunindo milhares de espectadores.

Pois uma produção da Unesc TV e do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, está sendo incluída na programação do Cinesolar. O curta-metragem “Animais da Mata Atlântica I – MUZOO Unesc” foi convidado para as exibições do projeto, e estreará nas telas itinerantes em novembro.

“A parceria firmada permite o licenciamento dessa produção para exibição em caráter gratuito e educativo, dentro dos protocolos de segurança autorizados pelo Governo de São Paulo, onde ocorrerão as primeiras exibições”, confirma a professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, que dirigiu a produção e foi contactada pela Brazucah Produções para a cedência do conteúdo. A estreia será nas cidades de Tapiraí e Juquiá, no interior de São Paulo, para sessões que comportarão cerca de 60 pessoas cada.

“Essa produção que vai para o Cinesolar faz parte de uma coletânea de vídeos intitulada Animais do Muzoo, que tem como objetivo apresentar os espécimes da fauna, da Mata Atlântica, que estão em exposição no nosso museu”, pontua a professora. No vídeo, são apresentadas as características dos espécimes como habitat, biologia e conservação. “Tudo isso de forma lúdica, por meio de um personagem do museu, reproduzindo momentos das visitas mediadas”, detalha.

Para a professora Morgana, a parceria com o Cinesolar fortalece o potencial educativo do Museu de Zoologia da Unesc. “Dentro do objetivo de popularizar e difundir o conhecimento sobre o importante papel da fauna nos ecossistemas e a necessidade de sua preservação”, destaca.

O parceiro

A Brazucah Produções é pioneira em projetos de difusão e exibição do cinema brasileiro em formato itinerante. A Rede Brazucah alia cinema e educação, e leva conteúdos nacionais para as salas de aula e capacita alunos e professores a produzir sessões, mediar debates e utilizar o audiovisual como ferramenta pedagógica. Estruturas de auditórios e equipamentos de escolas e universidades são utilizados para as exibições públicas.

O Cinesolar é inspirado em um projeto semelhante executado na Holanda e utiliza energia limpa e renovável para exibir filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. “Esse é um projeto inédito no Brasil”, conclui a professora Morgana.

No link abaixo, o vídeo produzido na Unesc e que será exibido pelo Cinesolar.

Leia mais sobre: