InternetData CenterAssinante

Prefeitura se manifesta sobre afastamento do prefeito Gustavo Cancellier

Operação da Polícia Federal foi desencadeada nesta quinta-feira, dia 20
Prefeitura se manifesta sobre afastamento do prefeito Gustavo Cancellier
Foto: Divulgação
Por Thiago Hockmüller Em 20/05/2021 às 15:32

A prefeitura de Urussanga se manifestou por meio de nota sobre o afastamento do prefeito Gustavo Cancellier nesta quinta-feira, dia 20, como resultado da Operação Benedetta deflagrada pela Polícia Federal. Na ausência de Cancellier, a gestão do Executivo passa a ser realizada pelo vice-prefeito Jair Nandi.

Sobre as investigações, a prefeitura afirma estar colaborando com a justiça e oferecendo documentos solicitados. “Neste momento, destacamos que é necessário cautela e serenidade para que os fatos sejam apurados, antes que julgamentos sejam decretados e por isso nos colocamos na condição de cumprir com as determinações legais e fazer com que as pessoas de Urussanga permaneçam recebendo os serviços que precisam”, diz a nota, assinada por Nandi.

Entenda o caso

A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje a operação que investiga possível má aplicação de recursos públicos contratados por municípios com a Caixa Econômica Federal para o financiamento de despesas. A investigação iniciou em setembro de 2020. 

A fase desencadeada hoje também teve como alvos as cidades de Orleans, Siderópolis, Tubarão e Criciúma e teve como objetivo obter indícios comprobatórios das supostas fraudes que teriam ocorrido em obras de pavimentação e identificar a eventual participação de servidores públicos nos fatos. Também apurar o destino do montante dos recursos supostamente desviados, que, em apenas uma das diversas obras financiadas, se aproxima de R$ 300 mil.

Leia mais

PF investiga desvio de recursos públicos em Criciúma e Urussanga e mais duas cidades do Sul

Prefeito de Urussanga é afastado do cargo após operação da Polícia Federal

Conforme informações do jornalista João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, os policiais federais apreenderam R$ 80 mil durante buscas em residências no município de Urussanga. Além disso, o veículo que a primeira dama da cidade utilizava também foi apreendido na manhã de hoje. 

“Quanto ao prefeito Gustavo Cancellier, prestamos a nossa solidariedade e confiança em sua conduta como gestor, pois nesse tempo em que estivemos trabalhando juntos, nesta gestão, não encontro nele nenhuma postura que indique práticas ilícitas”, afirma Nandi, na nota encaminhada pela prefeitura.

Confira a nota na íntegra:

Comunicamos que a partir de hoje, assumo a Administração Municipal de Urussanga, cumprindo o que estabelece a Lei Orgânica do Município, e em função de determinação legal do TRF4, substituindo o prefeito Luiz Gustavo Cancellier.

Estamos, no primeiro momento, acolhendo a determinação legal e cumprindo com medidas solicitadas em ofício, pelo Tribunal.

O município de Urussanga está colaborando com a Justiça e oferecendo todos os documentos solicitados, neste momento, para o completo esclarecimento do caso.

Neste momento, destacamos que é necessário cautela e serenidade para que os fatos sejam apurados, antes que julgamentos sejam decretados e por isso nos colocamos na condição de cumprir com as determinações legais e fazer com que as pessoas de Urussanga permaneçam recebendo os serviços que precisam.

Quanto ao prefeito Gustavo Cancellier, prestamos a nossa solidariedade e confiança em sua conduta como gestor, pois nesse tempo em que estivemos trabalhando juntos, nesta gestão, não encontro nele nenhuma postura que indique práticas ilícitas.

Enquanto estivermos à frente do Executivo Municipal, nosso compromisso será o de manter a ação efetiva de busca por obras e ações que beneficiem o município de Urussanga, no mesmo ritmo e assertividade que vem sendo realizado nos últimos anos.

No momento em que os fatos se esclarecerem, haveremos de levar à população de Urussanga, todas as informações que sejam importantes para o entendimento desse momento.

Acima de tudo, a Administração Pública de Urussanga e seus agentes públicos afirmam acreditar e confiar no trabalho da Justiça.

Jair Nandi

Prefeito Municipal