InternetData CenterAssinante

Prefeito de Criciúma confirma início da vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira

Doses deverão chegar nesta terça-feira, dia 19, na Capital do Carvão
Prefeito de Criciúma confirma início da vacinação contra a Covid-19 na quarta-feira
Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo
Por Rafaela Custódio Em 18/01/2021 às 09:04

A vacinação contra a Covid-19 começa na próxima quarta-feira, dia 20, em Criciúma. O anúncio foi realizado pelo prefeito Clésio Salvaro por meio de live nas redes sociais. Segundo o chefe do Poder Executivo, ainda não há uma definição de quantas doses virão para o município. Mas, estima-se que a Secretaria Municipal de Saúde deverá receber cerca de seis mil doses. 

“O dia de ontem foi para comemorar a vitória da ciência. A vacina está chegando e vamos preconizar o que o Ministério da Saúde nos informa, ou seja, receberão as doses os profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos ou maiores de 60 anos, mas que vivem em asilos nesta primeira fase”, afirmou o chefe do Poder Executivo. 

Ainda conforme Salvaro, após a chegada das vacinas, as doses serão distribuídas aos postos de vacinação. “O mundo todo está produzindo vacina, logo virá mais um lote. A vacina vai devolver a esperança. A procura será muito grande, porém a quantidade de doses será limitada neste momento. Não é porque as vacinas estão chegando que vamos relaxar, a saúde em primeiro lugar”, destacou. “Acreditamos que ainda não tenha vacinas em laboratórios particulares”, completou. Salvaro ainda garantiu que o município possui recursos para comprar as doses se for necessário. 

Segundo o secretário de saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, na primeira fase estão os profissionais da saúde, idosos acima de 75 anos ou maiores de 60 anos, mas que vivem em asilos. Já na segunda fase, estão pessoas de 60 a 74 anos; na terceira etapa estão pacientes com comorbidades; No último período, estão os professores e profissionais das forças de segurança. 

“Só no primeiro grupo nós precisaríamos de no mínimo 15 mil doses, mas não temos. Vamos receber no máximo seis mil doses e precisamos definir as prioridades. Quando se tem critérios, você erra menos”, relatou. “Nossa rede municipal possui uma estrutura preparada para vacinar a população de Criciúma”, completou. 

Conforme a técnica de enfermagem do setor de Imunização da Prefeitura de Criciúma, Kelly Barp Zanette, as duas doses da vacina serão aplicadas do mesmo laboratório. 

Distribuição 

O Ministério da Saúde iniciou, na manhã desta segunda-feira, dia 18, a distribuição da vacina contra a Covid-19 para todos os estados. A previsão do governo federal é iniciar a imunização na quarta-feira, dia 20.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores dos estados estão no Centro de Distribuição Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos (SP), de onde partiu a carga de cerca de 44 toneladas. 

Leia mais sobre: