InternetData CenterAssinante

Pesquisa fortalece parceria entre UniSatc e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Projeto que está sendo concluído contou com incentivo do CNPq e agregou conhecimento
Pesquisa fortalece parceria entre UniSatc e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
Por Redação Engeplus Em 24/11/2021 às 21:40

A pesquisa liderada pelo professor Fábio André Lora, do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), está na fase final. A parceria com a UniSatc, permitiu ampliar os estudos sobre a produção de placa de coletor de energia solar plano, utilizando o processo de estampagem incremental.

Os estudos do pesquisador são para aprimorar o uso do coletor solar plano, que é responsável pelo aquecimento de água. A ideia é fazer com que o equipamento possa gerar uma pequena quantidade de energia. “Os avanços que percebemos na fase metalúrgica foram positivos. Agora, falta observar alguns pontos na questão de energia”, afirmou Lora.  

Com o suporte da UniSatc foi possível observar questões que envolvem a área metalúrgica, utilizando os laboratórios e o apoio de acadêmicos e professores. “Somente na UniSatc, dentro dessa pesquisa, conseguimos envolver dois estudantes de graduação, que produziram seus TCCs sobre o assunto, e ainda uma dissertação de mestrado”, informou o professor da UniSatc, Daniel Fritzen.  

Os projetos contam com o apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Santa Catarina (Fapesc).