InternetData CenterAssinante

Na Semana do Meio Ambiente, alunos de Içara conhecem melhor o ecossistema do município

Estudantes da Escola São Rafael participam de programação especial em alusão à data
Na Semana do Meio Ambiente, alunos de Içara conhecem melhor o ecossistema do município
Foto: Divulgação
Por Lucas Renan Domingos Em 04/06/2021 às 14:59

O ecossistema da cidade de Içara está sendo conhecido melhor pelos 335 alunos das Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael, do bairro Terceira Linha. Para comemorar a Semana Mundial do Meio Ambiente, o colégio iniciou na última terça-feira, dia 1º, uma programação relacionada ao tema, que segue até o dia 12 de junho.

Entre as atividades estão estudos sobre os rios do município, os impactos no meio ambiente causados pelos usos de agrotóxicos na agricultura do município, conversas com engenheiros agrônomos, plantio de árvores, fabricação de brinquedos com materiais recicláveis, produção de materiais educativos sobre os cuidados com meio ambiente e outras. A escola atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental. 

"A programação envolve toda a escola. Cada professor elaborou aulas sobre o tema, mas focado em sua disciplina. Em Ciências, eles entrevistaram uma engenheira ambiental da Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai). Em inglês, praticam a reciclagem aprendendo os nomes dos materiais, em História as origens e datas, em Matemática dados estatísticos sobre desmatamento e a quantidade de árvores utilizadas para fazer os materiais, em Português a criação de poemas, histórias em quadrinhos e outras. Todos os professores estão engajados", reforçou a coordenadora pedagógica da escola, Lidiane Alves

Atualmente, dos 335 alunos do colégio 90% aderiu às aulas presenciais. "Por conta da pandemia, nós não podemos sair com os alunos da escola, mas como é um local de zona rural e eles moram perto, os próprios estudantes trazem as problemáticas relacionadas ao meio ambiente para dentro da sala e realizam as atividades", conta a coordenadora pedagógica. 

Esta é a primeira vez que a programação acontece. "O tema sempre esteve presente nas aulas, mas este ano resolvemos ampliar. A parceria com a Fundai também foi muito importante. Foram confeccionados cartilhas e distribuídas aos alunos, contendo orientações sobre os recursos naturais do município, dados reais de Içara e dicas de como preservar", reforça Lidiane.