InternetData CenterAssinante

Museu de Zoologia da Unesc abre exposição em Araranguá

Mostra com animais da Mata Atlântica estará até 16 de setembro
Museu de Zoologia da Unesc abre exposição em Araranguá
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 19/08/2021 às 13:58

A Unesc expande cada vez mais suas ações no Extremo Sul catarinense e nessa quarta-feira, dia 18, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski realizou a abertura oficial da exposição com a fauna da Mata Atlântica no Infinity Business e Shopping. Os visitantes do local poderão ter esta experiência com a biodiversidade até o dia 16 de setembro.

A exposição, montada no térreo do shopping, traz aproximadamente 60 espécimes de animais taxidermizados e informações sobre elas. A mostra traz animais que fazem parte do acervo do Museu de Zoologia da Unesc, que possui uma exposição permanente na Unesc Araranguá.  

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, agradeceu pelo acolhimento e pela parceria da população, do setor produtivo e do setor público do Vale do Araranguá com a Universidade. Segundo ela, esta união é um exemplo do que é possível fazer colaborativamente pelo desenvolvimento socioeconômico de toda uma região. “Nós estamos em Araranguá e não sairemos do Extremo Sul. Queremos reforçar ainda mais a nossa presença e colaborar, por meio da educação, da prestação de serviços diversos e da expertise da nossa Universidade com o desenvolvimento regional”, salienta.

Para Luciane, a exposição é um momento marcante para o Museu e para a Instituição. “Há mais de duas décadas o nosso Museu se coloca à serviço de nossas escolas e vê-lo aqui no Infinity de Araranguá reproduzindo e ampliando significativamente todo o escopo de conhecimento que ele compartilha, é muito especial”, ressalta.  

A coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, agradeceu à parceria da Polícia Militar Ambiental, pela parceria desde o início das atividades do Museu e ao proprietário do Infinity Business & Shopping, Leandro Camilo, pelo convite para que o Museu de Zoologia da Universidade pudesse se aproximar ainda mais da população do Vale do Araranguá. Segundo ela, a parceria com o shopping permitirá popularizar e difundir o conhecimento sobre o bioma de mata atlântica, que é extremamente rico em biodiversidade e abriga mais de duas mil espécies de animais e é, ao mesmo tempo, tão ameaçado. “Esta exposição traz animais que foram doados pela Polícia Ambiental, vítimas de atropelamento, envenenamento por produtos químicos, queimadas e pelo desmatamento, mas que no Museu de Zoologia da Unesc transformam-se em importantes símbolos e instrumentos de educação ambiental e conscientização”.

 A diretora da Unesc Araranguá, Izabel de Souza, chamou a atenção para a importância das parcerias realizadas entre a Universidade e agentes públicos e empresas do Vale do Araranguá. “Para a Unesc que veio construir uma história no Extremo Sul, esta é uma ótima oportunidade de levar um pouco da Universidade, por meio do Museu de Zoologia, para a população”.

Já o proprietário do Infinity Business & Shopping, Leandro Camilo, lembrou da importância da presença da Universidade na região e colocou o empreendimento à disposição da Unesc para novas parcerias.

Durante a abertura da exposição, a reitora da Universidade recebeu de Camilo, em nome de todos os lojistas do shopping, flores e uma placa de agradecimento pelos relevantes serviços prestados para a comunidade de Araranguá. 

Colaboração: Milena Nandi/Agência de Comunicação da Unesc