InternetData CenterAssinante

Morro da Fumaça garante estrutura da Escola Móvel do Senai novamente em 2022

Neste ano, 120 moradores do município estão sendo capacitados pela unidade
Morro da Fumaça garante estrutura da Escola Móvel do Senai novamente em 2022
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 04/08/2021 às 13:28

A necessidade de qualificação dos profissionais e a parceria de sucesso com o Senai de Criciúma fizeram com que Morro da Fumaça garantisse para 2022, mais uma temporada da Escola móvel do Senai no município. O projeto pioneiro em Santa Catarina, foi inaugurado no dia 12 de julho e está, neste momento, garantindo a capacitação de 120 profissionais nos cursos de costureiro industrial, soldador e tecnologias aplicadas na indústria de plásticos.

Em reunião com o prefeito Noi Coral e o vice-prefeito, Eduardo Guollo, um novo contrato para o retorno da Escola Móvel em 2022 foi assinado. “A capacitação das pessoas sempre foi uma cobrança que tínhamos da sociedade e um compromisso nosso para que fosse realizado. Nosso principal objetivo é o de valorizar as pessoas que aqui residem e de garantir a elas melhores condições de trabalho e esta parceria com o Senai veio para auxiliar nesta importante demanda, ou seja, veio na hora certa”, garante o prefeito Noi Coral.

O Senai Móvel permite levar qualificação de qualidade, personalizada de acordo com a vocação industrial de cada município. “Para o próximo ano, traremos a Morro da Fumaça os cursos de programador e operador de CNC, eletricista instalador industrial e o curso de tecnologias aplicadas na indústria de plástico. Todos eles com duas turmas. Com este novo contrato, Morro da Fumaça garantirá ainda mais profissionais qualificados para a indústria”, garante o coordenador de mercado do Senai, Fillipe Rampinelli.

Durante todo o curso, o Senai realiza a análise das aulas para garantir que o conhecimento seja repassado da melhor forma, seguindo o padrão da instituição. “Trabalhamos com uma metodologia que reúne o conhecimento, habilidade e atitude. Por isso a nossa preocupação em acompanhar todo o processo que inclui a qualidade das aulas e a satisfação dos alunos”, enaltece o gerente de operações do Senai, Valmir Cabral.

A estrutura instalada atualmente em Morro da Fumaça é formada por uma unidade móvel de soldagem com uma sala de aula, dez boxes de soldagem, um box de acabamento e uma central de gás. Ainda há um sistema de exaustão da fumaça gerada nos processos.

Já a unidade móvel de confecção industrial possui 25 máquinas de costura, do tipo overloque, galoneira, reta e para operações especiais, mesa de corte com a cortadora de tecido e todos os equipamentos necessários para a produção de roupas.

Para completar, há ainda a estrutura central formada por seis contêineres para sala de aula, recepção, secretaria e sanitários, duas tendas, piso de tablado acarpetado, com instalações elétricas e acesso à internet. A área total é de 300 metros quadrados.

Próximos municípios a receber a escola Móvel

Içara será um dos próximos municípios a receber a Escola Móvel do Senai, em setembro, para oferecer a comunidade para profissionalização, de forma gratuita, os cursos de soldador, operador e programador de CNC, padeiro e confeiteiro, eletricista industrial e pedreiro. A iniciativa na cidade contará também com a parceria das empresas Librelato e Usipe. Em paralelo, o município de Forquilhinha, em parceria com as empresas Açocril, JBS e Teixeira Têxtil, também receberá a Escola Móvel com os cursos de operador e programador de CNC, costureiro industrial, gestão para a indústria alimentícia e soldador.