InternetData CenterAssinante

Maracajá capacita profissionais na área da Costura Industrial

Maracajá capacita profissionais na área da Costura Industrial
Foto: Divulgação
Por Redação Em 14/03/2021 às 21:21

Entusiasmo, expectativa, interesse e muitas perguntas, assim foi marcado o primeiro dia do Curso de Costura Industrial, realizado pela prefeitura de Maracajá, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, em parceria com a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres e Governo Federal.

A primeira-dama, Claudete Rocha Brambila, a segunda-dama, Lana Rocha, e a diretora do Departamento de Assistência e Bem-Estar Social, Suélen Zandonadi, estiveram nesta terça-feira, dia 9, acompanhando o lançamento do curso, que parte do Programa de Formação para Mulheres.

O Curso de Costura Industrial tem o intuito de preparar profissionais para confeccionar artigos de vestuários e têxteis."Queremos fazer uma gestão de oportunidades, onde através dos cursos as pessoas possam se qualificar e irem em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Além de gerar renda às famílias, também contribuímos com a auto-estima e qualidade de vida das mulheres maracajaenses", disse a primeira-dama.      

Claudete e Lana colocaram a mão na 'massa' - máquina- e trocaram experiências com as alunas. "Foi gratificante ver a sala cheia de mulheres interessadas em aprender. Mulheres que querem fazer a diferença e buscar novas oportunidades", comentaram.

A aluna Aline Resende Costa, do bairro Encruzo, sempre se identificou com a costura, por isso resolveu participar da capacitação. " A arte de costurar sempre chamou minha atenção, então com uma máquina portátil fazia, em casa, algumas coisinhas básicas. Mas, agora aprendendo as técnicas em uma máquina industrial, já visualizo um novo futuro para mim: ser dona do meu próprio negócio", declarou.

Costura Industrial

Foram disponibilizadas 20 vagas, sendo que 15 mulheres estão frequentando o curso, que tem carga horária de 42 horas/aulas, e acontece de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, na antiga Escola 12 de Maio.  As aulas incluem costura reta e overloque, e são ministradas pela professora Fátima Rosania Matias.

A administração municipal oferece todo o material para que as alunas possam aprender a costurar e ao final da capacitação as alunas participam de uma formatura e recebem certificado."Tenho acompanhado o curso em anos anteriores e as alunas saem capacitadas e prontas para o mercado de trabalho, tanto que já temos contato com empresas locais interessadas pela mão de obra qualificada", afirmou a diretora Bem-Estar Social.

Suélen salienta que estão sendo seguidos todos os protocolos de prevenção a Covid-19 (disponibilizado álcool em gel, uso obrigatório de máscaras e distanciamento).  "Nós até reduzimos o número de vagas em todos os cursos deste Programa, para que seja cumprido o Plano de Contingência de prevenção ao coronavírus", finalizou.  

Colaboração: Carla Costa - Assessoria de Imprensa - Maracajá/SC