InternetData CenterAssinante

Librelato é homenageada durante cerimônia de premiação do Empresa Cidadã da ADVB/SC

Empresa conquistou Prêmio Empresa Cidadã na categoria Preservação Ambiental
Librelato é homenageada durante cerimônia de premiação do Empresa Cidadã da ADVB/SC
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 22/10/2021 às 10:18

A empresa se destacou com o Projeto Librelato+Verde, que foi iniciado em Santa Catarina e se expandiu para outros estados brasileiros. Thayni Librelato, membro do Conselho da Librelato, participou da 23ª edição da cerimônia do principal reconhecimento na área de cidadania empresarial de Santa Catarina, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, que aconteceu nessa quinta-feira, dia 21, no Faial Prime Suítes, em Florianópolis. 

Em virtude da pandemia da Covid-19 neste ano o evento foi para um número reduzido de pessoas, sendo exclusivo para premiados, convidados e imprensa. A Librelato conquistou o Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC 2021, na categoria “Preservação Ambiental”, com o projeto Librelato + Verde. Ao todo, 36 empresas catarinenses inscreveram cases, sendo 18 contempladas. 

“Estou muito feliz por termos conquistado esse prêmio e eu fiz questão de ir buscar em mãos essa premiação. Somos uma empresa que preza pelo compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Nosso sistema de gestão ambiental é bastante sólido e busca sempre o menor impacto possível. Estamos sempre buscando novos meios, técnicas e tecnologias para melhorar essa relação, é o nosso compromisso. Se queres viver em um mundo melhor, se queres que seus filhos, netos e bisnetos vivam em um mundo mais saudável, cuide bem de tudo o que a Terra lhe dá. O amor pelas gerações futuras será nosso grande combustível para promovermos as mudanças necessárias”, diz Thayni Librelato. 

Em 2020, a Librelato desenvolveu e implantou o projeto “Librelato+Verde”, uma iniciativa de longo prazo que promove o plantio de mudas de árvores, ajudando a recomposição da vegetação nativa de Santa Catarina, bem como seu acompanhamento e manutenção, para que as mudas cresçam e tornem-se árvores adultas. A própria Librelato oferece as mudas e por meio de seus profissionais, representantes, fornecedores, comunidade, parceiros pelo Brasil e países da América do Sul, o projeto se espalhou e ganhou força. 

Em 2020 foram plantadas quase 5.000 mudas de árvores e, este ano, o número ultrapassou de 10 mil mudas plantadas até dia 21 de setembro – Dia da Árvore. O Librelato+Verde é uma das ações da Librelato alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como compromisso cumprir a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos Países Membros da ONU e pelo Movimento Nacional ODS Santa Catarina. 

Além das mudas plantadas, a Librelato também realizou esse ano a doação de mais de 14 mil sementes para a produção de mudas nos hortos da região, contribuindo com a recomposição da mata nativa, principalmente em nascentes de rios da região de Santa Catarina.

Impacto do projeto na prevenção ambiental

O projeto Librelato+Verde tem como objetivo a conscientização social sobre a importância da preservação ambiental e renovação de áreas degradadas por meio do plantio de árvores nativas brasileiras das mais diversas espécies. Essa foi escolhida pela empresa como uma das alternativas mais simples e benéficas para reverter os impactos ambientais já causados pelo homem na natureza. 

O plantio é considerado como a primeira fase do projeto, pois as árvores são acompanhadas de perto enquanto crescem, pelos próprios profissionais envolvidos, que receberam orientação profissional sobre como executar a função. Assim é possível acompanhar todos os benefícios que elas poderão oferecer enquanto adultas, tanto em termos de alimentos como na geração da biodiversidade.

Como projeto de longo prazo, as áreas impactadas, bem como seu entorno, seguem sendo monitoradas até que se encontrem em melhores condições, comparativamente ao período anterior ao plantio. Com sua evolução, em alguns anos será possível observar a reversão do desmatamento dessas áreas, ações que estão em linha com a Agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. 

O plantio de árvores tem a capacidade de gerar grande impacto na recuperação do meio ambiente, bem como a futura colaboração com absorção de CO2 e melhora na qualidade do oxigênio, colaborando para a diminuição no aquecimento global, além de evitar erosão do solo, contribuindo ainda para o equilíbrio e manutenção da fauna.

O Prêmio

O Prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC homenageia as empresas catarinenses que fazem da responsabilidade social o seu melhor exemplo, produto e resultado. A Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina (ADVB/SC) é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundada em 1984, com atuação estadual, que presta apoio e incentivo à formação e desenvolvimento dos dirigentes de Marketing e Vendas do estado por meio de cursos, conferências, premiações e eventos.

Leia mais sobre: