Lei de Inovação beneficia no desenvolvimento tecnológico de Criciúma
Projetos novos e em execução irão possibilitar que o município chegue ao status de Cidade

Foto: Divulgação / Decom
A Lei de Inovação, aprovada em Criciúma, foi a conquista e o ponto de partida do avanço tecnológico na cidade. Com projetos voltados a empresas da área e colocados em prática, o município está entre os polos de referência no Estado, rumo a se tornar uma Cidade Inovadora.
Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Aldinei Potelecki, a lei está de acordo com a realidade da região. “Foi um processo de quase dois anos e mais de cinquenta reuniões junto a entidades. Todas elas contribuíram para a elaboração do regulamento, dando suas opiniões”, comentou.
Uma das primeiras ações da lei, foi a criação do Conselho Municipal de Inovação (CMI), composto por 21 entidades ligadas à área de tecnologia e inovação. Além do Fundo Municipal de Inovação (FMI) que financia o Inova Criciúma. O programa contemplou, em 2019, R$ 25 mil reais para dez projetos de startups, tornando-os realidade.
Conforme Potelecki, a segunda etapa da lei será iniciada este ano, com o projeto de incentivos fiscais para empresas já instaladas no município. “Os detalhes estão prontos, mas ainda necessita de encaminhamento para o legislativo e aprovação”, disse.
Essa iniciativa é um complemento da lei de incentivos já existente, para empresas que desejam se estabelecer em Criciúma. “Empreendimentos já instalados na cidade e que desejam ampliar seus negócios terão descontos em impostos como ISS, IPTU, ITBI, entre outros”, frisou.
Outra ação que está em desenvolvimento na etapa é o Plano de Inovação, com o foco na implantação de soluções tecnológicas dentro da Prefeitura, como a consulta prévia e o protocolo online, que podem ser encontrados no site oficial do município. “Vamos otimizar todos os serviços do poder público que possam ser de forma digital”, ressaltou Potelecki.
Confira mais de Geral
Coronavírus em SC
Coronavírus em Criciúma
Coronavírus em Criciúma
Prefeitura informa nova morte por Covid-19 e maior número de casos graves entre menores de 60 anos
Município tem 1.483 casos ativos da doença
Há 9 horas em Geral
Santa Catarina
Santa Catarina
Santa Catarina