InternetData CenterAssinante

Inscrições abertas para a 4ª Coletiva de Artistas do Sul

Iniciativa oportuniza que autores locais participem da exposição
Inscrições abertas para a 4ª Coletiva de Artistas do Sul
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 28/03/2021 às 12:15

A Unesc abre suas portas para a arte e a cultura mais uma vez. O período de inscrições para a 4ª Coletiva de Artistas do Sul já iniciou. O projeto do Setor Arte e Cultura da Universidade oportuniza a exposição de dez trabalhos no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte”. A oportunidade é direcionada a autores individuais ou grupos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). O período de inscrições vai até 7 de maio de 2021, no site da Coletiva

Tradicionalmente, a iniciativa traz consigo temas com foco na região. Neste ano, os trabalhos devem estar inseridos no âmbito do “Patrimônio Cultural Catarinense”. Assim, segundo Amalhene Baesso Reddig, coordenadora do Setor, há uma valorização da cultura local e de seus artistas. 

“O desenvolvimento de projetos culturais da Unesc, subsidiados por leis de incentivo, acolhe autores regionais, que ao terem seus projetos aprovados em nossos editais são contemplados com recursos financeiros. Ampliar a formação cultural de acadêmicos, professores, colaboradores e da comunidade, a partir da articulação dos projetos culturais com o ensino, a pesquisa e a extensão tem sido nossa prática há 21 anos”, destaca.

Para Maxwell Sandeer Flor, produtor Cultural da Unesc, incentivar a arte é um ato fundamental, principalmente diante do desafio presente na pandemia. “Com a execução da proposta vamos colaborar com a economia da nossa região, contratando artistas, fornecedores de serviços de impressão e mídia local. Desta maneira, a Universidade contribuirá minimizando os impactos econômicos do ecossistema da cultura regional”, enfatiza. 

A primeira Coletiva de Artistas foi em 2011. De lá para cá, o projeto já recebeu mais de 60 trabalhos de autores das mais diversas cidades do Sul. São manifestações por meio da pintura, escultura, gravura, fotografia, desenho, instalação, cerâmica e vídeo arte falado. Temas como  “Arte e Cultura Regional” e “Arte e Cidade” já estiveram em destaque. 

Um projeto de grande adesão nas edições anteriores, a Coletiva é vista com carinho e como necessária para o futuro, conforme Amalhene. “Nas políticas da Unesc defendemos a cultura como vetor econômico em interlocução com demais áreas. Percebemos o potencial que a 4 ª Coletiva de Artistas do Sul terá para o fortalecimento da arte e cultura e, em especial, de mediações e ações educativas dando ênfase à educação patrimonial”, pontua.

Clique aqui para acessar o edital.

Leia mais sobre: