InternetData CenterAssinante

Hemosc deverá realizar outras captações de sangue ‘O negativo’ na Amesc

Nesta semana, foi feita uma ação inédita para captação de sangue 'O negativo'
Hemosc deverá realizar outras captações de sangue ‘O negativo’ na Amesc
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 14/01/2021 às 09:57

A avaliação positiva da captação de sangue inédita, realizada nesta semana em Araranguá, é positiva. Ao todo foram realizadas 44 captações do tipo ‘O negativo’ na coleta externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) realizada na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amrec), que se tornou um ambiente especial para a coleta de sangue. Todos os tipos são importantes, porém diante das dificuldades com o estoque, este em específico é o chamado doador universal, que pode atender a todos, e portanto teve a ação diferenciada.

A equipe do Hemosc de Criciúma se deslocou para Araranguá e organizou a estrutura de captação na sede da Amesc. A responsável pelo setor de captação do hemocentro de Criciúma, Maria Regina Boteon Buttner, explica que a estratégia foi possível através de uma parceria da Amesc, Lions Clube e Secretaria de Saúde. 

Maria Regina explica que haviam 65 doadores cadastrados, sendo que 54 candidatos a doação compareceram e destes, 44 conseguiram completar a coleta. "Todo o processo de captação foi feito de forma informatizada, e por isso nesta primeira coleta foi mais demorada, mas esperamos que a parceria se mantenha e hajam novas coletas externas e sejam mais ágeis a partir destas experiências", explica.

Rudson Dagostin foi um dos doadores ‘O negativo’ cadastrados e que foi chamado para participar da ação. “Parabéns aos organizadores e equipe. Tudo da melhor forma. Ficamos na torcida e expectativa para serem mais frequente essas campanhas”, salientou.