InternetData CenterAssinante

Evento marca lançamento inédito da temporada de observação na Rota da Baleia Franca

Evento marca lançamento inédito da temporada de observação na Rota da Baleia Franca
Foto: Carolina Benzamat/SC PAR Porto de Imbituba
Por Redação Em 20/07/2021 às 19:39

Com a notícia animadora de que já foram registrados 18 filhotes de baleias franca nas últimas semanas, que ainda está no início, de acordo com a Diretora do Projeto ProFranca/Instituto Australis, Karina Groch, foi lançada oficialmente a temporada de observação num evento promovido pelo Sebrae e Santur, em Florianópolis, nesta terça-feira (20).

O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube (www.youtube.com/sebraesc) e contou com a participação dos Prefeitos de Laguna, Imbituba e Garopaba, que compõem da Rota da Baleia Franca (RBF), além de convidados da imprensa e os representantes oficiais do Sebrae Santa Catarina e da Santur.

A importância de trabalhar a sazonalidade do turismo na região também foi compartilhada pelo gestor municipal de Garopaba, Júnior de Abreu Bento, e o trabalho da Rota da Baleia Franca se destacou nas palavras de Rosenvaldo Júnior, Prefeito de Imbituba, ao reconhecer as mudanças e a evolução no “Turismo de Observação de Baleias como fruto do trabalho e resultados colhidos pela RBF”.

“A Rota da Baleia Franca é um importante produto turístico para impulsionar a geração de renda e emprego”, destacou o prefeito de Laguna, Samir Ahmad.

A temporada 2021 contará com reforço na divulgação e apoio através do Sebrae/SC, Santur e Prefeituras Municipais das três cidades, com o objetivo de potencializar o crescimento do turismo regional durante a pandemia da Covid-19.

A Rota da Baleia Franca, segundo o Assessor Especial da Santur, Ramón Fernandes, é um exemplo de turismo regionalizado modelo todo o estado: “O perfil do turista mudou, e agora muitos são autoguiados, que buscam o turismo de experiência”, destacou.

O reforço na promoção da Rota da Baleia Franca contará com uma campanha de marketing em canais digitais e também em meio “offline”, como instalação de outdoors por diferentes regiões do estado, revistas e spots em rádios. Também serão realizados os Festivais Gastronômicos nas três cidades, além de apoio na elaboração dos Planos Municipais de Turismo.

Segundo o Diretor Técnico do Sebrae/SC, Luc Pinheiro, esse projeto da Rota não é algo que acontece de forma rápida e exige estratégias a longo prazo: “É preciso persistência e resiliência para ver os resultados com o tempo. Essa é a primeira vez que vamos investir numa campanha de marketing digital, após cinco anos de esforço de início do projeto”, complementou.

“Acreditamos que essa possa ser uma das melhores temporadas dos últimos anos”, reforçou o coordenador da RBF, Felipe Ucascki.

A Rota da Baleia Franca

A Rota da Baleia Franca (RBF) é um destino de ecoturismo no litoral sul de Santa Catarina, com foco em observação de Baleias Franca. É desenvolvida por empreendedores de três cidades (Laguna, Imbituba e Garopaba) com o objetivo de fortalecer um roteiro de inverno, na baixa temporada.

Além do destino se enquadrar num novo contexto de turismo, devido à pandemia do novo Coronavírus, que prevê distanciamento social e atividades na natureza, a RBF não se resume às baleias, alia também esportes de aventura, trilhas, praia, cultura, história, observação de aves e outros cetáceos, como os Botos Pescadores de Laguna.

O grupo, formado por guias de turismo, condutores ambientais, artesãos, proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, representantes de associações, instituições e do poder público, com apoio do Sebrae e Prefeituras, está se desenvolvendo, desde 2015, baseado em diretrizes de sustentabilidade, governança, melhoria do ambiente de negócios e representatividade.

 

Saiba mais sobre a Rota da Baleia Franca:

A Rota da Baleia Franca é fruto de um projeto desenvolvido pelo Sebrae/SC com o apoio das Prefeituras de Garopaba, Imbituba e Laguna. Atualmente é coordenada pelos empresários, através do Núcleo da Rota da Baleia Franca, desenvolvido pela FACISC – Federação das Associações Empresariais de SC, com suporte das Associações Empresariais de Garopaba, Imbituba e Laguna.

Colaboração: Assessoria de Imprensa - Gisele Elis

Leia mais sobre: