InternetData CenterAssinante

Encontro virtual reúne quase 400 pessoas em homenagem ao professor da Unesc, João Carlos Júnior

Novo momento de reverências será realizado na tarde de segunda-feira, dia 29
Encontro virtual reúne quase 400 pessoas em homenagem ao professor da Unesc, João Carlos Júnior
Foto: Divulgação/Unesc
Por Redação Engeplus Em 27/03/2021 às 18:16

Ao som da Canção da América, de Milton Nascimento, interpretada por integrantes do Coral Unesc, que iniciou, nessa sexta-feira, dia 26, o encontro virtual de homenagens ao procurador jurídico da Unesc, coordenador do curso de Direito, professor e grande amigo da comunidade acadêmica, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. Ele faleceu na última quinta-feira, dia 25, em decorrência de complicações da Covid-19. O fechamento do ciclo de vida do profissional comoveu alunos, ex-alunos, colegas professores e gestão da universidade, que estiveram juntos na reunião virtual que reuniu quase 400 pessoas.

Este foi mais um momento de homenagem e reconhecimento ao professor e coordenador do curso de Direito da Unesc. Na segunda-feira, dia 29, um novo encontro virtual, desta vez transmitido pelo Youtube pelo canal da Unesc TV para toda a comunidade acadêmica e comunidade externa, marcará a série de reverências. 

Pensamentos e orações dirigidas ao mestre

Diante da impossibilidade de participações e homenagens presenciais nas despedidas de João Carlos por conta do período pandêmico, o encontro idealizado pelos próprios acadêmicos do curso de Direito foi a forma encontrada para reunir seus amigos em um momento de reflexões e respeito ao luto vivido por toda a universidade.

Na transmissão feita pela plataforma Zoom, o coordenador do Projeto Âmago, João Batanolli, promoveu um momento de oração, a reflexão acerca do que representa a morte e ainda a recordação das características do professor que agora deixa seus ensinamentos e as saudades nos corações. “Imensa era a sua discreta e sempre generosa presença”, descreveu.

Em nome do Centro Acadêmico de Direito Benedito Narciso da Rocha, os acadêmicos Jefferson Gonçalves Martins e Natana Daminelli deixaram também suas palavras de homenagens e reconhecimento ao professor e amigo. “Com você, João, aprendemos muito mais que lições de Direito Administrativo, aprendemos sobre amizade, auto confiança, auto controle e a irmos em busca de nossos sonhos, pois você foi um grande sonhador e incentivador”, disse Jefferson.

Também emocionados, descreveram o convívio e homenagearam ainda o colega, os professores Gustavo Silveira Borges e Marcus Vinícius Almada Fernandes e a coordenadora-adjunta do curso de Direito, Márcia Piazza, que, assim como os acadêmicos, citou o livro o Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, também deixou suas palavras com a perda do colaborador e grande amigo. Destacou aos espectadores seu desejo de que todos possam utilizar os exemplos de João Carlos, nos diferentes cenários da vida, como inspiração para as suas próprias existências. 

“Nem as melhores palavras que eu possa escolher vão chegar perto de representar a grandeza do que foi o professor João Carlos para Unesc, para seus alunos e, falo com segurança em nome de todos, para a nossa gestão, ao que se dedicou tanto nos últimos três anos e meio”, disse em seu discurso.