InternetData CenterAssinante

Empreendedores da avenida Santos Dumont pedem acessibilidade e agilidade nas obras do binário

Reunião intermediada pela Comissão de obra da Câmara aconteceu nesta quarta-feira, dia 3
Empreendedores da avenida Santos Dumont pedem acessibilidade e agilidade nas obras do binário
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 03/03/2021 às 17:18

Ocorreu nesta quarta-feira, dia 3, no Paço Municipal Marcos Rovaris, uma reunião entre representantes do comércio da avenida Santos Dumont, no bairro São Luiz, e o secretário de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana de Criciúma, Tita Belloli. O encontro foi intermediado pelos vereadores integrantes da comissão de obras da Câmara de Vereadores, Salésio Lima (PSD), Obadias Benones (Avante), Márcio Darós (PSDB) e Miguel Pierini (PP).

No local a prefeitura está realizando as obras do binário da Santos Dumont e os empreendedores reclamam da falta de acesso aos estabelecimentos, das condições dos desvios e também da sinalização. “Nossa maior reivindicação é manter os desvios em condições de trafegabilidade e garantir que a prefeitura passe a niveladora constantemente na Santos Dumond. A limpeza das calçadas também se faz necessário, pois muito material usado na obra é colocado em cima delas e isso dificulta demais”, ponderou Márcio Soares, proprietário de uma Lotérica.

Para Silvana Marcon, representante do setor supermercadista, a prefeitura precisa entender o lado dos comerciantes que estão sofrendo com o baixo movimento, que além da pandemia acaba ficando ainda mais prejudicado em virtude das dificuldades de acesso que os clientes tem devido as obras. “Hoje está muito complicado, além da pandemia a mobilidade no bairro foi muito afetada e o comércio está sofrendo demais. Sabemos que a obra é importante, mas precisamos fazer algo. O movimento caiu até 70% em alguns estabelecimentos”, declarou.

Os vereadores integrantes da comissão de obras se comprometeram a ser o elo entre os lojistas e o paço municipal. Após a reunião os parlamentares foram até o local e verificarem de perto todos os problemas relatados. “De fato a situação é compreensível. Sabemos que esta será uma das maiores obras da história da cidade, porém é preciso levar em consideração os pedidos feitos hoje, e, além disso, tentar atender o pleito da comunidade”, falou o vereador Márcio Darós, morador do bairro São Luiz.

O secretário Tita Belloli ouviu atentamente todas as reclamações e prometeu empenho para que as ações necessárias sejam realizadas já nos próximos dias.

Início da aplicação da capa asfáltica

A Prefeitura de Criciúma tem a previsão de colocar a primeira capa asfáltica no trecho da Avenida Santos Dumont até o fim de março. O percurso será entre o Cemitério Municipal e o Mercado Marcon (apenas ponto de referência). O andamento das obras dependerá das condições climáticas das próximas semanas. Além disso, o trecho entre o Supermercado Moniari (apenas ponto de referência) e a rua Joaquim Nabuco, tem a previsão de receber a capa asfáltica até o fim de abril. A decisão foi anunciada por Belloli durante a reunião

“Queremos frisar que o comércio da região está aberto e que as pessoas podem ir até os locais ou pedir por tela entrega. Principalmente para o comércio local, as pessoas podem contribuir com os estabelecimentos. Após a colocação da primeira capa asfáltica, será feito uma segunda capa”, ressaltou.