InternetData CenterAssinante

Em Treviso, Rua Coberta deverá ser inaugurada em dezembro

Município tamvém projeta conclusão da revitalização da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel
Em Treviso, Rua Coberta deverá ser inaugurada em dezembro
Foto: Divulgação/Prefeitura de Treviso
Por Redação Engeplus Em 06/08/2021 às 15:54

Um dos projetos mais aguardados pelo município de Treviso deverá ser inaugurado ainda este ano. A expectativa da prefeitura é entregar a Rua Coberta em dezembro para celebrar o Natal e os 130 anos de colonização italiana no município. 

Além da rua, a administração deverá concluir a segunda etapa da revitalização da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel. O recurso de R$ 200 mil para a obra foi destinado pelo deputado Celso Maldaner, a pedido do prefeito Valério Moretti e do vice-prefeito Valentim Cimolim que buscaram a Câmara dos Deputados. 

Atualmente, o projeto da Rua Coberta está em fase de licitação. Conforme o secretário de Planejamento do Paço Municipal, o edital para o processo foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 29 de julho. Para Moreti, o local poderá ser utilizado em diversas atividades, como feiras, shows, apresentações culturais, festas municipais, beneficiando principalmente o comércio do entorno da praça central, assim como incentivar o turismo de toda a região. 

Mudança de local

O primeiro projeto apresentado à Caixa Econômica Federal (CEF), que projetava a Rua Coberta para área do comércio, não foi aprovado. Além disso, com o aumento dos insumos para a construção, não seria possível executar aquele projeto com o mesmo recurso de aproximadamente R$ 718 mil destinado por meio de uma emenda parlamentar da deputada Geovânia de Sá. 

“Eram simplesmente pilares secos e simples com um telhado. Não tinha preocupação com pavimento, não estava explicado se ia continuar servindo de garagem para os carros, não foi explicado se seria só para circular e estacionar, se seria fechado para colocar mesa para o comércio e houve manifestação que atrapalharia a fachada do comércio. Teve várias situações que não foram explicadas e a Caixa Econômica simplesmente não aprovou o projeto que estava lá. Nós tínhamos que apresentar outra alternativa e a data limite era 30 de junho deste ano”, explicou o secretário.

Após a alteração, a CEF aprovou o novo projeto para a construção na rua central da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel. 

Executivo planeja melhorias ao comércio

Futuramente, o Executivo irá discutir alterações e planejar melhorias para as ruas do comércio local. "Queremos sentar com o pessoal do comércio e rediscutir aquele espaço entre a padaria do Juca e a ponte. Temos ideias de ampliar a área de calçada, colocar estações, ilhas, ombrelones ou pergolados e fazer uma coisa diferente para Treviso", disse o secretário. 

O objetivo da Rua Coberta é reconectar as duas partes da Praça Cavaleiro Benjamim Scussel e priorizar a circulação de pedestres. "Nós não vamos interromper o trânsito. Então, o carro continua podendo passar. O nosso objetivo é que não tenha um fluxo muito intenso, mas não vai ser trancado o trânsito", explicou a arquiteta e urbanista que integra a equipe responsável pela obra, Camila Perito. 

Colaboração: Rafaela Maffioletti/Assessoria de imprensa - Prefeitura de Treviso