InternetData CenterAssinante

Em novembro, Rio Deserto mobilizou mais de 40 pessoas para doação de sangue

Atualmente, 144 colaboradores da Rio Deserto são doadores de sangue
Em novembro, Rio Deserto mobilizou mais de 40 pessoas para doação de sangue
Foto: Divulgação
Por Redação Engeplus Em 30/11/2021 às 13:41

A Rio Deserto mobilizou um total de 44 pessoas, entre colaboradores e familiares, para doação de sangue neste mês de novembro. A iniciativa faz parte do Programa Amigo Sangue Bom, mantido pela empresa desde 2016 em parceria com o Hemosc Criciúma. Atualmente, 144 colaboradores da Rio Deserto são doadores de sangue.

O coordenador de enfermagem do trabalho da Rio Deserto, Edivaldo Sobrinho Velho, explica que, por meio do programa, os colaboradores são incentivados a doar sangue durante todo o ano. “Buscamos motivar para que a prática seja periódica e conscientizar sobre a importância social desse gesto solidário que salva vidas. O objetivo é conquistar cada vez mais doadores (colaboradores e familiares)”, afirma. Segundo ele, nos meses de junho e novembro, quando se comemora, respectivamente, o Dia Mundial e o Dia Nacional do Doador de Sangue, as ações são intensificadas.

A Unidade de Extração Mina 101, da Rio Deserto, localizada em Içara, foi a com maior número de doadores nessa campanha, chegando a 23 pessoas. Um dos doadores, Daniel Martins Paulino, destaca que, desde que a mãe precisou de sangue em uma cirurgia, e o pai, tempos após, também precisou para um tratamento, as doações são frequentes. “Essa foi a 19ª vez que doei sangue. Entendo que doar sangue significa ajudar muitas pessoas”, sublinha.

Outro doador, Jean Carlo Fernandes Da Rosa, ressalta que a maior motivação para doar sangue é saber que uma atitude simples pode salvar muitas vidas. “Sou doador há 14 anos. Hoje, tenho condições de ajudar. Sei que amanhã pode ser eu, um familiar ou um amigo a precisar de ajuda”, justifica.

Ação da Rio Deserto é exemplo

A parceria da Rio Deserto, segundo Ana Rubia Pelegrin Zanette, que atua no setor de captação de doadores do Hemosc, é muito importante para que seja mantido um estoque que dê segurança para a população. “A empresa tem contribuído muito com o Hemosc. O apoio de agora, em especial, veio em um momento em que os estoques estavam muito baixos. Só temos a agradecer”, disse.

Segundo Ana, o programa desenvolvido pela Rio Deserto está estimulando muitas pessoas à doação. “Por intermédio da empresa, doadores vêm o ano todo. Algumas pessoas também acabam levando a ideia da Rio Deserto para as organizações em que trabalham, contribuindo para aumentar o número de doações”, sublinha.